Apenas duas mulheres integram a cúpula do poder na Globo
Homens ocupam a maioria dos cargos mais altos nas principais emissoras de TV do País
Mulheres ainda são minoria em cargos de liderança nas maiores empresas do Brasil. Estudo da unidade de recrutamento Page Executive em parceria com a Fundação Dom Cabral revelou que 90% dos CEOs são homens e brancos. Mulher ou negro ocupa apenas 1 em cada 10 postos de destaque em grandes companhias.
Essa realidade está refletida na cúpula do Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do País. Há somente duas mulheres entre as 13 posições de comando executivo.
Manzar Feres é a diretora geral de Negócios Integrados em Publicidade. Possui graduação em Engenharia Elétrica com pós em Sistemas e Computação. Está no canal desde março de 2019. Antes, foi executiva na Serasa Experian, IBM e PwC.
A direção corporativa de RH está com Claudia Falcão, psicóloga com mestrado em Administração. Trabalha na emissora desde outubro de 2014. Anteriormente, se destacou na Natura, Cielo e Roche Pharmaceuticals.
Entre as principais redes de TV brasileiras, o poder está predominantemente nas mãos de homens. No Grupo Globo, eles estão na presidência da holding e do Conselho Administrativo (João Roberto Marinho) e na presidência da TV Globo (Paulo Marinho). Com 7 membros, o Conselho, onde se decide os rumos da companhia, é totalmente masculino.
Record TV, Grupo Silvio Santos (SBT), Band e RedeTV! também têm homens no posto de principal executivo. O destaque feminino fica com Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, que preside o Conselho de Administração da empresa da família.