Após sofrer racismo, repórter pergunta se Vini Jr pediria perdão e brasileiro diz: 'Você é burro?'
Jornalista perguntou se atacante do Real Madrid se desculparia por provocação ao Valencia após ser vítima de racismo
Após sofrer mais um ato de racismo na Espanha na tarde de domingo, 21, Vinicius Junior reagiu a uma pergunta feita por um repórter depois da derrota do Real Madrid para o Valencia. O atacante estava distribuindo autógrafos aos torcedores, quando um jornalista questionou se ele pediria perdão à torcida rival pela provocação que fez.
A provocação por parte do atacante teria ocorrido depois das ofensas racistas. Valencia corre risco de rebaixamento, e o jogador brasileiro fez um gesto com as mãos sinalizando o número 2, em alusão à segunda divisão.
"Vai pedir perdão pelo gesto?", questiona o repórter. Em seguida, Vini Jr reage e responde: "Quê? Você é burro? Você é burro?".
O repórter cara de pau ainda teve a coragem de perguntar se o Vini Jr iria pedir perdão pela atitude dele?! pic.twitter.com/76uPXUiaUA
— BrunoBezerraMN (@BrunoBezerraMN) May 22, 2023
A pergunta ocorreu pouco após o atacante ser vítima de racismo enquanto jogava. Por um longo tempo, o jogador foi chamado de macaco pelos torcedores no Estádio Mestalla e até pediu para sair de campo.
Atrás do placar, o Real Madrid buscava empate, até que no segundo tempo, aos 27 minutos, o brasileiro sofreu racismo e, irritado, discutiu com os torcedores. Ao identificar, o camisa 20 denunciou ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, que nada fez. A partida ficou paralisada por um longo tempo, então os torcedores, em coro, em alto e bom som, passaram a proclamar insultos como 'macaco' ao jogador.
A revolta por parte de jogadores e comissão técnica foi grande. O locutor do estádio pediu para que torcedores parassem com o ato para que a partida pudesse ser reiniciada.
Nos minutos finais, mais um problema. Enquanto a transmissão passava replay da finalização de Toni Kroos, o goleiro adversário Mamardashvili partiu para cima do jogador, iniciando confusão generalizada. Vinicius sofreu espécie de 'mata-leão' de Hugo Duro, foi empurrado e, ao reagir, foi expulso após análise do VAR. Nada aconteceu com os jogadores do Valencia.
Depois do término da partida, Ancelotti revelou que o jogador pediu para sair de campo, mas o treinador não quis deixar, alegando que o brasileiro não era o culpado, mas a vítima.
Após a partida, o jogador foi para o vestiário e não atendeu aos jornalistas. Nas redes sociais, Vinícius desabafou sobre o episódio deixando um recado aos espanhóis, afirmando como a Espanha é vista no Brasil e o que se tornou o Campeonato Espanhol.
Nesta segunda-feira, 22, o Real Madrid informou, em comunicado, que formalizou uma denúncia junto à Procuradoria Geral do Estado contra os crimes de racismo cometidos contra Vinícius Jr no duelo contra o Valencia. Foi o nono estádio em que o jogador foi ofendido é discriminado racialmente, fato que tem se normalizado nos jogos da La Liga.
Racismo é crime. Saiba como denunciar
Racismo é crime, com pena prevista de até 5 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.