Apresentadora da CNN Brasil desabafa após ser vítima de agressões racistas
Luciana Barreto revelou que recebeu inúmeras mensagens de ódio
A apresentadora Luciano Barreto, da CNN Brasil, expôs ter sido vítima de agressões racistas nas redes sociais. Recentemente, a jornalista deixou o programa O Grande Debate para se dedicar a outros projetos dentro da emissora. Na terça-feira, 5, ela explicou que faria um “desabafo estratégico” diante das mensagens de ódio que recebeu.
Em um vídeo compartilhado em seus perfis nas redes sociais, ela fez um questionamento: "Esse não é um desabafo terapêutico, é um desabafo estratégico. Como vocês lidam com haters? Como vocês lidam com haters racistas?", questionou.
"Minha dissertação de mestrado é sobre o discurso de ódio contra negros nas redes sociais. E, com raríssimas exceções, nós deveríamos compartilhar posts de haters, mas essa é uma das raríssimas exceções", ressaltou.
Luciana também compartilhou diversas mensagens racistas que recebeu para mostrar do que estava falando. “Vou usar os discursos de ódio que eu mesma sofro para tentar mostrar a vocês alguns pontos fundamentais. O que o hater não aceita? O que o racista não aceita? Primeiro, uma mulher negra em espaço que eles consideram de privilégio, poder, discutindo política”.
A jornalista mostrou que os ataques também falava sobre sua aparência, e que tentavam, a todo custo, desqualificar seu trabalho como comunicadora. "Na impossibilidade de dizer o verdadeiro motivo, eles simplesmente dizem: 'não gosto dela'", exemplificou Luciana.
O curto vídeo foi feito para mostrar exemplo de como as pessoas tentam desgastá-la, segundo Luciana, na tentativa de impedir que ela siga em frente. “É claro que a gente não vai dar esse prazer ao hater, né?”, finalizou.