Ativista de direitos humanos ganha Prêmio Nobel da Paz 2023
A iraniana Narges Mohammadi é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 por ser ativista dos direitos humanos. O anúncio foi feito hoje pelo Comitê Nobel
A iraniana Narges Mohammadi é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 por ser ativista dos direitos humanos. O anúncio foi feito hoje, 6 de outubro, pelo Comitê Nobel norueguês.
Narges é jornalista e é considerada a voz feminina do Irã, por lutar contra a opressão do regime no seu país. No momento, ela está presa.
De acordo com Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê do Nobel, Narges Mohammadi é uma defensora dos direitos humanos e uma pessoa que luta pela liberdade.
"Nós queremos apoiar sua luta corajosa e reconhecer milhares de pessoas que se manifestaram contra o regime teocrático de repressão e discriminação que tem como alvo as mulheres no Irã", afirmou o presidente.
Prêmio Nobel da Paz
O Prêmio Nobel da Paz contempla pessoas que se envolvem em questões sociais e, especialmente, no movimento pela paz mundial. Essa prêmio é concedido por um comitê eleito pelo Parlamento norueguês (Stortinget).
Alguns vencedores do Prêmio Nobel da Paz com mais notoriedade foram:
Martin Luther King Jr. (1964), que combateu a desigualdade racial,
Madre Teresa de Calcutá (1979): ajudou a cuidar dos pobres e doentes;
Nelson Mandela (1993): trabalhou em prol do término pacífico do regime do Apartheid e estabeleceu bases para uma nova África do Sul democrática;
Malala Yousafzai (2014): lutou contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação.
O que são Direitos Humanos?
Segundo este artigo, Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos.
Veja abaixo uma videoaula sobre Direitos Humanos
Prêmio Nobel da Paz
O Prêmio Nobel é um reconhecimento mundial, organizado pela fundação homônima e entregue todos os anos por instituições suecas e norueguesas a pessoas ou organizações que realizaram, no ano precedente, pesquisas e descobertas benéficas à humanidade.
A cerimônia do Prêmio Nobel ocorre todos os anos no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega. As personalidades que ganham o prêmio tornam-se notáveis no mundo diante de suas áreas de atuação.
Confira as cinco categorias nas quais está dividido o Prêmio Nobel:
Química
Física
Medicina
Literatura
Paz
*Com informações da Agência Brasil
Crédito da imagem: arquivo pessoal
Por Silvia Tancredi
Jornalista