Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ativista dos direitos autistas, Andréa Werner descobre TEA com 47 anos

Deputada estadual de São Paulo recebeu o diagnóstico de autismo após 6 meses de análise médica

8 ago 2023 - 12h05
(atualizado em 20/9/2023 às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Andrea Werner: deputada e ativista foi diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista aos 47 anos
Andrea Werner: deputada e ativista foi diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista aos 47 anos
Foto: Reprodução/Instagram/@andreawerner_

A ativista dos direitos autistas e deputada pelo PSB-SP divulgou nesta terça-feira, 8, o seu diagnóstico de autismo. Andréa contou sua relação com o TEA, que iniciou em 2010, após o diagnóstico do seu filho Theo.

Em entrevista ao portal UOL, a deputada fala sobre a sua perspectiva após o diagnóstico e o que a levou a procurar ajuda; ela já tinha o diagnóstico de TDAH, mas sentia que havia algo a mais para ser investigado. A deputada contou que as pessoas à sua volta a questionavam por certa ‘rigidez’ para fazer coisas diferentes e que ela sempre mantinha os mesmos hábitos, como sentar na mesma poltrona do avião.

NÓS, autistas: "Fui diagnosticada aos 43 anos, mas desconfiava desde os 20":

A ativista ainda comentou que após o diagnóstico percebeu que em sua infância, fazia as mesmas coisas que o seu filho faz. “Teve uma vez que eu vi meu filho deitado no chão, bem encostadinho na parede, e falei: 'Ele está fazendo isso porque a parede é geladinha'. Eu fazia isso quando era criança”, disse ao UOL.

Diagnóstico depois de adulta

A deputada estadual também falou sobre as dificuldades do diagnóstico na vida adulta e comparou com a descoberta do espectro na infância.

Depois do diagnóstico do filho, Andréa Werner se aprofundou na causa do espectro autista e criou o blog “Lagarta vira Pupa” para contar as experiências  como mãe de um filho autista.

O blog teve tanta relevância no debate sobre saúde mental que, em 2012, Andréa já palestrava sobre o espectro autista em eventos e TV. Em 2016, a mãe de Theo lançou um livro de mesmo nome do blog; no ano seguinte, teve outro livro lançado, o “Meu amigo faz ‘iiiii’”.

NÓS, autistas: "Eu não sabia dar nome ao que eu sentia":

Com interesse no tema e já relevante dentro da comunidade autista, em 2018, Andréa se candidatou a deputada federal pelo PSOL-SP, defendendo o direito de pessoas com deficiência. Em 2021 se filiou ao Partido Socialista Brasileiro e foi eleita como deputada estadual, com 88.772 votos.  Andréa é presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e fundadora da instituição Lagarta Vira Pupa, que presta apoio a pessoas com deficiência e suas famílias.

Veja 10 personagens autistas que brilham em seriados Veja 10 personagens autistas que brilham em seriados

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade