Atriz de "Terra e Paixão" expõe eliminação de casal de lésbicas na novela: "Não terão mais trama"
Renata Gaspar usou redes sociais para falar de apagamento de casal Mara e Menah na novela das nove da Rede Globo
A atriz Renata Gaspar, intérprete de Mara em "Terra e Paixão", usou o X, antigo Twitter, para expor a eliminação de sua personagem e seu par romântico, Menah (Camilla Damião), da novela.
"Amores, Mara e Menah não terão mais trama na novela. Acho que quando tudo acabar falaremos mais do que passamos. Mas é isso, viramos as tias, que ficam de fundo na festa e ninguém pergunta sobre sua história pois não querem saber. 'É aquela tia que vive com a amiga dela'", desabafou a atriz.
O comunicado chamou atenção, mas não surpreendeu. Em junho deste ano, cenas de beijos de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) e Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero) foram cortadas da novela "Vai na Fé" a mando do diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares. Na época, ele teria também ordenado que os casais LGBTQIA+ de "Terra e Paixão" fossem "amenizados".
Amores, Mara e Menah não terão mais trama na novela.
Acho que quando tudo acabar falaremos mais do que passamos. Mas é isso, viramos as tias, que ficam de fundo na festa e ninguém pergunta sobre sua história pois não querem saber. “É aquela tia que vive com a amiga dela”
— Renata Gaspar (@RenataGaspa) November 20, 2023
Na ocasião, tanto Regiane quanto Priscila fizeram declarações contra os cortes e ao fim da novela, em entrevista ao podcast "Café da Manhã", Clara Moneke também relatou censura e cortes nas tramas LGBTQIA+ em "Vai na Fé".
Casal gay
A denúncia de Renata, no entanto, chama atenção pela trama ter um casal gay de muito sucesso: Kelvin, (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo). Os dois, porém, são parte do núcleo cômico da novela e entraram para galeria de personagens homossexuais estereotipados que caíram na graça do público, como Félix (Mateus Solano) em "Amor à Vida" e Crô (Marcelo Serrado), em "Fina Estampa".
Chama atenção também o fato de Mara e Menah serem um casal interacial, em um universo onde as lésbicas "queridinhas" do público costumam ser mulheres brancas, como Rafa (Paula Picarelli) e Clara (Alinne Moraes) em "Mulheres Apaixonadas" ou então Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) na trama de "Em Família".
Até o momento, a Rede Globo não se pronunciou sobre a declaração de Renata Gaspar.