Atriz Gabriela Loran usa redes para expor transfóbicos
"Quero que as pessoas sintam, no mínimo, um pouco o que eu sinto", diz em entrevista ao Nós
Confirmada como a personagem Luana na próxima novela das 19h da Rede Globo, "Cara e Coragem", a atriz e influenciadora digital Gabriela Loran vem movimentando o Instagram por fugir de um lugar comum recente das redes sociais de não expor as pessoas que fazem comentários preconceituosos. Sem nenhum medo, Gabriela escancara a transfobia cotidiana que sofre.
"Quando a gente fala de uma sociedade, falamos de pluralidade, sobre um grupo e sobre a massa, mas quem é essa massa?", questiona a atriz. E emenda: "Essa massa tem rosto, tem CPF, tem nome. Então pensei: vou começar a expor esses comentários e marcar essas pessoas para que elas sintam, no mínimo, um pouco o que eu sinto", explica.
Além de tentar mostrar qual é a sensação de ser exposta nas redes, Gabriela também entende os prints como uma tática para visibilizar o problema e educar. "Posto os comentários e marco as pessoas para que a sociedade veja e entenda que não é mimimi quando a gente fala que sofre todos os dias", diz.
Ciente de que a transfobia é crime no país, a influenciadora foi além e reuniu parte dos comentários e formalizou um boletim de ocorrência, que pretende desdobrar em um processo judicial. "Além de me sentir cansada em ficar respondendo as pessoas que contrapunham com argumentos infundados, entendi que só printar e expor não era suficiente. Quero mostrar que Internet não é terra sem lei, que transfobia é crime e quero que essas pessoas repensem e reflitam antes de fazer comentários criminosos", finaliza.