Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Áustria: 15 são presos após onda de violência anti-LGBTQ+

Grupo é suspeito de agredir e assaltar ao menos 17 pessoas; crimes eram compartilhados na internet

21 mar 2025 - 18h42
(atualizado às 21h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Na Áustria, grupo suspeito de crimes contra pessoas LGBTQ+ foi preso; emboscavam vítimas via aplicativos, cometiam agressões e roubos, e exibiam conteúdo na internet.
Polícia se deparou com o caso ao investigar assaltos praticados entre maio e julho de 2024 próximo à cidade austríaca de Graz
Polícia se deparou com o caso ao investigar assaltos praticados entre maio e julho de 2024 próximo à cidade austríaca de Graz
Foto: DW / Deutsche Welle

Grupo é suspeito de criar contas falsas em aplicativos de relacionamento para emboscar, agredir e assaltar ao menos 17 vítimas. Crimes eram filmados e divulgados na internet. Após uma onda de crimes violentos contra pessoas LGBTQ+ na Áustria, autoridades do país europeu anunciaram nesta sexta-feira (21/3) a prisão de 15 pessoas.

Os 12 homens e três mulheres, com idade entre 14 e 26 anos, são suspeitos de criar contas falsas em aplicativos de relacionamento para emboscar, agredir e assaltar ao menos 17 vítimas. Em um dos casos, os agentes investigam uma possível tentativa de homicídio.

Segundo o investigador criminal Michael Lohnegger, as vítimas eram atraídas a locais remotos e então atacadas. Além de sofrerem violência física, elas eram humilhadas e tinham bens roubados. Os ataques eram filmados e divulgados em grupos online.

Os suspeitos - 11 austríacos, um alemão, um croata, um romeno e um eslovaco - teriam ainda difamado as vítimas, acusando-as falsamente de serem pedófilos.

Investigadores acreditam que o número de vítimas possa ser ainda maior.

Suspeitos tinham objetos nazistas em casa

Durante operações de busca e apreensão realizadas nesta sexta-feira, policiais teriam encontrado armas e objetos nazistas.

Mais de 400 agentes policiais e investigadores criminais participaram das buscas, realizadas em 23 imóveis em sete províncias do país.

As investigações começaram após a notificação de assaltos praticados entre maio e julho de 2024 ao sul da cidade austríaca de Graz.

ra (AFP, dpa, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
na