BBB24: atleta paralímpico explica troca de prótese após dificuldade em prova
Vinicius Rodrigues enfrentou sua primeira prova de resistência e precisou tirar a sua prótese para continuar participando da dinâmica
O atleta paralímpico Vinícius Rodrigues falou sobre o problema que enfrentou com perna mecânica durante a dinâmica da prova do líder no Big Brother Brasil 24, entre a noite de segunda-feira (8) e a tarde desta terça-feira (9).
Em uma prova que envolvia resistência e um circuito que exigia um trajeto em cima de uma gosma verde, Vinicius chegou a ser alertado pela produção que era possível trocar a prótese que estava no momento por uma à prova d´água, que ele mesmo levou para o programa também.
Depois de ter sido eliminado na prova, o atleta entrou no assunto em uma conversa com outros participantes do reality show. De acordo com as suas palavras, a produção teria o alertado sobre a necessidade de uma prótese assim, mas ele não imaginaria que teria uma prova nesse nível logo no início do programa, que estreou na segunda-feira (8).
"Eles [produção] me alertaram, só que eu não achava que teria uma prova nesse nível e eu tinha que ter ido pra lá com a [prótese] prova d'água", disse.
Durante a edição ao vivo, a Globo transmitiu a explicação de Vinícius, em conversa com o apresentador Tadeu no confessionário, sobre retirar a prótese. "Antes de começar a prova, eu estava nessa dúvida de qual perna era ideal para usar. Agora, eu já sei que é pra usar à prova d'agua todas as vezes. Mas a prova em si foi muita emoção, eu vivi muita coisa", disse o atleta.
"Você tem que ter direito de fala. Eu sou um cara amputado, eu tenho autoridade pra brincar e esse foi meu gatilho para quebrar esse clima. Porque fica um climinha meio chato", disse ele sobre os comentários relacionados a sua amputação. Maycon foi capacitista ao dar um apelido para a prótese de Vinícius.
A carreira de Vinícius no paratletismo começou aos 19 anos, quando sofreu um acidente de moto, em Maringá-PR, sua cidade natal. Ele teve parte da perna esquerda amputada e hoje compete nos 100m rasos, tendo conquistado uma medalha de prata para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.