BBB24: participante PcD recebe apelido capacitista de brother: "Cotinho"
Maycon, conhecido como "tia da merenda", deixou o atleta Vinícius desconfortável com suas falas capacitistas
Na manhã desta terça-feira, 9, o participante Maycon, do BBB24, conhecido como "tia da merenda", foi capacitista com o atleta PcD Vinícius. Em vídeo que circula nas redes sociais, Maycon pergunta se pode batizar a perna mecânica do colega de "cotinho".
"Nós vamos colocar um apelido, um nome no cotinho hein", disse Maycon. O participante Marcus, que está ao lado do brother, pede para ele parar, mas o cozinheiro continua. "Não, vamos sim. Vamos sim". Após Marcus afirmar que "a brincadeira tem limite", Maycon pergunta para o atleta: "A gente pode botar um apelido no cotinho?". Vinícius fica visivelmente desconfortável e não responde ao cozinheiro.
Deixando o Vinícius visivelmente desconfortável, Maycon pergunta se pode batizar a perna mecânica do brother de "cotinho". pic.twitter.com/kjzw0yYN5X
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) January 9, 2024
Nas redes sociais, internautas estão criticando as atitudes de Maycon. "Menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista duas vezes com o Vinicius, e independente se ele incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade", escreveu o influenciador Ivan Baron.
“A GENTE PODE BOTAR UM NOME NO COTINHO?”
Menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista 2x com o Vinicius, e independente se ele incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade. #BBB24 pic.twitter.com/uZVTjYVFqy
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) January 9, 2024
Crime
No Brasil, o capacitismo é crime, previsto no artigo 88 da Lei nº 13.146/2015, ou Lei Brasileira de Inclusão, que define o crime como "praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência". A pena é de um a três anos de prisão e multa.