Cacique paraense ganha prêmio internacional por preservação da Amazônia
Prêmio homenageia mulher indígena da da Aldeia Akratikatejé por cadeia de produção sustentável O post Cacique paraense ganha prêmio internacional por preservação da Amazônia apareceu primeiro em AlmaPreta.
Katia Silene Tonkyre, primeira cacique mulher da Aldeia Akratikatejé, no Pará, será premiada por seus esforços de produção sustentável e educação ambiental em prol da preservação e conservação da Amazônia.
A premiação será entregue pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) em abril, na Costa Rica. O prêmio "A Alma da Ruralidade" homenageará a indígena por sua relação de produção equilibrada com os recursos naturais.
Katia é cacique da etnia Gavião da Montanha, que coleta, produz e vende castanhas, mel e frutas. Além do prêmio, a indígena também foi convidada pelo Instituto a participar de consultorias especializadas.
Em nota à imprensa, o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, disse que o prêmio será entregue aos que cumprem um papel insubstituível para o planeta.
"Trata-se de um reconhecimento aos que cumprem um duplo papel insubstituível: ser avalistas da segurança alimentar e nutricional e, ao mesmo tempo, guardiões da biodiversidade do planeta pela produção em qualquer circunstância", comentou.
O post Cacique paraense ganha prêmio internacional por preservação da Amazônia apareceu primeiro em AlmaPreta.