Caio Castro faz dreads no cabelo e é acusado de apropriação cultural
O ator fez uma mudança nos cabelos para o Réveillon e foi criticado pelos internautas
Na tarde desta terça-feira (27), o ator Caio Castro apareceu nas redes sociais com um novo cabelo para curtir o Réveillon. Através de um vídeo, ele apresentou detalhes dessa mudança que fez, no entanto, o novo visual vem sendo alvo de comentários que acusam o cantor de apropriação cultural na internet.
“Branco de dread é uma palhaçada”, diz uma seguidora. Em outro comentário um usuário afirmou: “É apropriação cultural”.
No twitter, um internauta chegou a afirmar que a atitude de Caio não é por desinformação. "A branquitude faz o que faz porque quer, não é falta de aviso, informação ou diálogo. É falta de senso", escreveu.
Ninguém precisa avisar quem tem acesso direto a informação.
A branquitude faz o que faz pq quer, não é falta de aviso, informação ou diálogo. É falta de senso.
Mas aí que está: você concorda com isso? As vezes até divido opiniões.
— Caed Alves (@caedalves) December 27, 2022
Por outro lado, há quem defenda a mudança do ator, afirmando que ele tem o direito de ficar como quer: “Cabelo é dele, a vida é dele. Achei feio mas problema dele, se ele gosta, tá na cabeça dele e não na minha”.
O termo
Ocorre a apropriação cultural quando uma pessoa ou grupo social hegemônico passa a reproduzir comportamentos, hábitos, vestimentas e linguagens de grupos sociais minoritários.
Segundo o antropólogo Rodney William, a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significados suas produções, costumes, tradições e demais elementos.