PUBLICIDADE

Carga mental: entenda o que é o peso invisível que esgota as mulheres

Mulheres são as principais responsáveis por garantir que tudo funcione bem em casa, ao mesmo tempo em que ainda precisam trabalhar fora

1 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A carga mental, termo que ganhou destaque em 2017, descreve o acúmulo de responsabilidades que recaem sobre a mulher, principalmente. Elas precisam trabalhar fora, cuidar da casa e da família, garantindo que tudo funcione bem.
Na maioria das vezes, são as mulheres que precisam prestar atenção, planejar e gerenciar tarefas domésticas
Na maioria das vezes, são as mulheres que precisam prestar atenção, planejar e gerenciar tarefas domésticas
Foto: Imagem de freepik

O termo carga mental é utilizado para descrever o acúmulo de responsabilidades que recaem sobre uma pessoa, especialmente as mulheres. Essa sobrecarga está ligada ao fato de que as mulheres precisam sempre prestar atenção, planejar e gerenciar tarefas domésticas, além de trabalhar fora.

São elas as principais responsáveis por garantir que tudo funcione bem em casa, como comprar mantimentos, marcar consultas médicas para os filhos, acompanhar horários escolares, entre outras funções.

E embora essas tarefas possam ser divididas entre membros da família, muitas vezes pesam de forma desproporcional sobre as mulheres, levando ao esgotamento físico e emocional. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam cerca de 21,3 horas semanais nas atividades domésticas e cuidados de pessoas, enquanto os homens dedicam 11,7 horas.

Ao comparar a proporção dessas atividades domésticas realizadas entre as mulheres, a pesquisa apontou que as mulheres negras apresentam um índice maior na realização das atividades (92,7%), enquanto as mulheres pardas têm um índice de 91,9% e as brancas ficam com 90,5%. Já os homens têm índices menores: 80% para brancos, 80,6% para homens pretos e 78,0% para pardos. 

Exemplos

A expressão ganhou destaque em 2017, quando a cartunista francesa Emma Clit desenhou o significado de carga mental usando exemplos na sua história em quadrinhos "Você Poderia Ter me Pedido".

Uma situação comum que pode exemplificar a carga mental feminina é quando a mãe precisa marcar a consulta, escolher a melhor data e separar toda a documentação necessária para o companheiro apenas levar o filho ao médico, deixando todos os detalhes importantes e preocupações para a mulher.

E quando a criança precisa ir para a escola, existe todo um processo antes disso acontecer, como acordar o filho, dar banho, preparar o café da manhã e almoço, e arrumar a mochila. Na maioria das vezes, essas tarefas também são feitas pelas mulheres.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade