Carlinhos Maia aciona advogados após acusação de transfobia e diz ser vítima de perseguição de LGBTs
Carlinhos Maia aciona seus advogados para se defender das denúncias feitas ao Ministério Público e dos processos que irá responder por transfobia
Ciente das denúncias feitas ao Ministério Público e também dos processos aos quais terá que responder sobre a acusação de praticar transfobia contra Liniker, o influenciador digital Carlinhos Maia acionou seus advogados para fazer um pedido de desculpas à cantora ofendida mais elaborado que o anterior e também para afirmar que ele é vítima da comunidade LGBTQIAPN+, a quem acusa de ter distorcido suas falas e por persegui-lo constantemente.
A equipe jurídica de Carlinhos enviou com exclusividade à Contigo! uma nota na qual afirma que sua intenção ao gravar os Stories --e acabaram desencadeando todo o debate em relação à transfobia-- era apenas de divulgar o trabalho da artista, a quem ele diz ser fã e admirador. Admite que foi infeliz ao usar pronomes inadequados para se referir a Liniker, mas também diz que não há fundamentos para considerar suas falas como criminosas.
"Reconhece-se a importância de respeitar a identidade de gênero de todas as pessoas e lamentase profundamente qualquer interpretação que possa ter sido entendida como desrespeitosa. Durante uma viagem de Natal, ao anunciar uma música, a única intenção foi divulgar a cantora Liniker, devido à admiração por seu trabalho e por ser seu fã. Contudo, os comentários feitos incluíram o uso de pronomes inadequados ao se referir à cantora, sem qualquer intenção de cunho transfóbico. Não há fundamento para acusações de prática de crime ou intenção de denegrir a pessoa da artista", diz um trecho do comunicado.
Na carta, os advogados reforçam que Carlinhos sempre deu espaço e visibilidade em seus projetos para todos os membros da comunidade LGBTQIAPN+, mas classifica o alarde de sua publicação como um ato de perseguição de "seres ocultos" que apenas querem detoná-lo por questões pessoais.
"Infelizmente, observa-se uma possível perseguição por parte de alguns ativistas ligados às causas LGBTQIAPN+ que, por vezes, interpreta declarações de forma distorcida, buscando expor a imagem do influenciador, por motivos exclusivamente pessoais. As declarações em questão não tiveram qualquer intenção de ofender ou causar dano, mas, diante de possíveis interpretações inadequadas, pede-se desculpas por qualquer ofensa que tenha sido causada à cantora Liniker", acrescentou.
Por fim, os advogados de Carlinhos dizem que estão à disposição do Ministério Público e da Justiça para colaborar com eventuais investigações sobre o caso.
Só para ampliar a contextualização, o marido de Lucas Guimarães enfrentou a ira de milhares de pessoas que se sentiram ofendidas ao vê-lo debochando de Liniker ao citar, de maneira pejorativa, uma variedade de pronomes, diminuindo o fato da artista ser uma mulher transexual. "Você foi para o show dele, dela, delu, dolu, de Liniker. Dele! Mas ele cantou como dela com Priscila Senna do Recife, vou botar a música, o que importa é a música", disse Carlinhos na ocasião.
Após ver a repercussão de suas falas, ele veio a público, por meio de seus Stories, dizer que estava bêbado no momento em que ofendeu Liniker, e ainda aproveitou para dizer que não se importava com as críticas que vinha recebendo na internet.
Leia abaixo a íntegra do comunicado enviado pelos advogados de Carlinhos Maia à nossa coluna:
"A assessoria jurídica do Influenciador Carlinhos Maia, vem a público esclarecer os recentes acontecimentos envolvendo uma publicação nas redes sociais e reafirmar o compromisso com o respeito e a inclusão.
"Reconhece-se a importância de respeitar a identidade de gênero de todas as pessoas e lamentase profundamente qualquer interpretação que possa ter sido entendida como desrespeitosa. Durante uma viagem de Natal, ao anunciar uma música, a única intenção foi divulgar a cantora Liniker, devido à admiração por seu trabalho e por ser seu fã. Contudo, os comentários feitos incluíram o uso de pronomes inadequados ao se referir à cantora, sem qualquer intenção de cunho transfóbico. Não há fundamento para acusações de prática de crime ou intenção de denegrir a pessoa da artista.
O compromisso do Influencer com as causas LGBTQIAPN+ é evidente há anos, sendo um defensor da diversidade e inclusão. Projetos realizados frequentemente, como o Rancho do Maia, incluem participantes da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo amor, empatia e união, sem discriminação de gênero.
Infelizmente, observa-se uma possível perseguição por parte de alguns ativistas ligados às causas LGBTQIAPN+ que, por vezes, interpreta declarações de forma distorcida, buscando expor a imagem do influenciador, por motivos exclusivamente pessoais.
As declarações em questão não tiveram qualquer intenção de ofender ou causar dano, mas, diante de possíveis interpretações inadequadas, pede-se desculpas por qualquer ofensa que tenha sido causada à cantora Liniker.
Por fim, Carlinhos Maia tomou conhecimento de denúncias reportadas ao Ministério Público relacionadas à situação. Reitera-se o compromisso em colaborar com a justiça, embora ainda se desconheça o teor da suposta denúncia, aguardando o momento oportuno para pleno esclarecimento dos fatos.
Mais uma vez, reforça-se o pedido de desculpas à cantora Liniker."