Casal trans vítima de transfobia vence processo contra deputada bolsonarista
Ellen e Rodrigo venceram o processo contra parlamentar que divulgou uma imagem deles sem autorização e deverá pagar indenização de R$ 10 mil
Ellen Carine e Rodrigo Bryan venceram o processo que moveram em 2021 contra a deputada bolsonarista Clarissa Tércio após terem uma imagem deles publicada em uma rede social sem autorização em um post transfóbico. A parlamentar pernambucana terá que pagar R$ 10 mil para as vítimas.
A decisão, emitida pela Comarca de Montes Claros, considera que a parlamentar publicou a foto “com legenda em tom depreciativo e expondo os autores a comentários maldosos e pejorativos”.
Ellen afirmou, em entrevista ao iG Queer, que foi uma vitória muito significativa, não apenas para eles como um casal, mas para toda a classe LGBTQIAP+, em trava uma luta constante contra o preconceito e a transfobia.
Nas redes sociais, o casal comemorou a sentença: “Mais uma prova que a internet não é um mundo sem lei. E a justiça tarda, mas não falha”, escreveram. A decisão ainda cabe recurso e a parlamentar pode recorrer da decisão.
“Essa sentença é uma vitória para toda comunidade trans e travesti, sobretudo por janeiro ser o mês da visibilidade trans”, disse o advogado Ives Bittencourt ao Portal.
Relembre o caso
Através de uma foto do casal, tirada para o ensaio de gravidez, a deputada fez uma publicação no dia 27 de dezembro de 2020 e escreveu na legenda: “Ele nasceu ela. Ela nasceu ele. E o melhor disso tudo, é a biologia provar para ideologia que sempre vai precisar de um xx e xy para gerar uma vida”.