Cena de "Pantanal" reforça: tem que meter a colher sim
Ditado que ensina a não interferir em situações de violência doméstica foi tema de conversa de Filó, interpretada por Dira Paes
Violência doméstica foi tema de uma cena de "Pantanal" exibida na última quarta-feira (17). Em um diáologo entre Filó (Dira Paes), Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa), o assunto veio à tona: "Se vocês soubessem a quantidade de mulher que sofre por causa dessa história de não meter a colher, vocês iam entender a minha raiva", disparou Filó para o filho.
O diálogo muito bem incorporado à trama trouxe Tadeu usando a expressão: "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher". Foi então que Filó, revoltada, falou como a frase é absurda. Zefa, que a princípio achou a reação de Filó exagerada, logo repensou a partir de sua própria experiência convivendo com a violência doméstica. "É verdade, a dona Maria (Bruca), passava maus bocados naquela casa e ninguém falava nada", lembrou, se referindo à casa onde trabalhou, em que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) era agredida pelo marido Tenório (Murilo Benício).
Violência contra a mulher é crime, com pena prevista de até 3 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190, 180 ou 100), pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou pela página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.
Saiba mais sobre como denunciar aqui.