Checamos: Anitta não fala "tupi-guarani" em nova música
Tweet como quase 1 milhão visualizações é questionado e internautas apontam estratégia de fã para aumentar número de plays na canção
Um tweet que afirmava que a cantora Anitta inseriu em sua nova música, "Funk Rave", um trecho em "tupi-guarani" viralizou.
ELA É O CÃO!!! Cobraram tanto que a Anitta “representasse” o Brasil cantando em português, que ela foi além: METEU UM TUPI GUARANI EM FUNK RAVE 🗣️🗣️🗣️ pic.twitter.com/9DKS0sRhWc
— BARDINITTO (@BARDINITTO2) June 23, 2023
@BARDINITTO2, que ingressou no Twitter em Outubro de 2022, é um perfil de fã da cantora carioca e da estadunidense Cardi B.
"Cobraram tanto que a Anitta 'representasse' o Brasil cantando em português, que ela foi além: METEU UM TUPI GUARANI EM FUNK RAVE", publicou o perfil.
Rapidamente outros usuários começaram rebater e muitos foram checar nas plataformas de streaming. Com trechos em inglês e espanhol, a canção não conta com nenhuma frase em línguas indígenas brasileiras.
Uma das possibilidades é que o perfil tenha criado a publicação para estimular a curiosidade e aumentar o números de audições da canção nos streamings de música.
Meu spotify tá configurado pra qualidade máxima, a senhora está mentindo pra aumentar streamings! Gata a Anitta não precisa disso, não faz a loca não! Tô ouvindo agora no TIDAL HI-FI e não aparece isso!
— Fabio Belga 👁 (@belgaofc) June 23, 2023
Cabe destacar ainda que tupi-guarani não é uma língua e, sim, um conjunto de línguas indígenas. "Família linguística (tronco tupi) com a maior distribuição geográfica no Brasil, estendendo-se por 13 estados e compreendendo cerca de 20 línguas vivas, com pequena diferenciação interna", explica o dicionário Oxford Languages.
As línguas tupi-guarani também são faladas na Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Até o a públicação desta nota, o tweet com o suposto trecho em língua indígena já acumulava 966,4 mil visualizações.