Com Zé Gotinha indígena, ministério promove Dia Nacional da Vacinação
Ministério dos Povos Indígenas repaginou icône de vacinação para falar com "parentes"
O Ministério dos Povos Indígenas publicou na manhã desta terça-feira, 17, uma versão indígena do Zé Gotinha, chamando a população indígenas para a vacinação.
"Ei, parente! As vacinas estão em dia? Neste Dia Nacional da Vacinação, passamos aqui para lembrar que vacinas salvam vidas e que é muito importante manter as doses atualizadas para a nossa proteção e da sociedade como um todo. Bora se vacinar", diz o conteúdo da campanha.
Abaixo da mensagem, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação. "Estamos juntos no Movimento Nacional pela Vacinação. Vamos levar mais saúde e proteção para os brasileiros de todo o país!"
Um estudo feito por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições publicado em março deste ano estima que, entre a população indígena, só 48,7% têm o esquema vacinal completo, bem menos do que entre os não-indígenas (74,8%).
Os motivos levantados pela pesquisa são: dificuldade de acesso, fake news e até influência de profissionais da saúde negacionistas.