Como celebrar o mês da diversidade?
O mês do orgulho é celebrado em junho e tem como origem os protestos de Stonewall, marco inicial da luta pelos direitos LGBTQIAPN+.
Uma das melhores maneiras de celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é participar de eventos locais ou virtuais, como paradas do orgulho da sua cidade ou estado, compareça em palestras, workshops e outros eventos que promovam a inclusão e a igualdade. Esses eventos não só celebram a diversidade, mas também educam e conscientizam sobre os desafios enfrentados por toda essa comunidade. Outra forma de celebrar é apoiando negócios, artistas e criadores LGBTQIAPN+, fortalecendo a comunidade economicamente e promovendo a diversidade cultural.
Historicamente o mês de junho é marcado por ações, movimentos e campanhas sobre a comunidade LGBTQIAPN+, o que acabou sendo conhecido como o “mês do orgulho”. Este mês é dedicado à celebração da diversidade, aceitação e luta pelos direitos dessa comunidade.
Ao redor do mundo, passeatas, protestos e a famosa Parada do Orgulho tomam contas das ruas e convidam para um momento de reafirmar direitos e a dignidade.
É um momento de visibilidade, onde pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero podem compartilhar suas histórias, lutas e conquistas. Além disso, o mês do orgulho também serve como uma ferramenta para trazer essa discussão à tona para toda a sociedade.
Junho: o mês do orgulho e da diversidade
Engana-se quem pensa que junho foi escolhido como o mês do orgulho à toa ou apenas por ser o período que tradicionalmente é realizada a parada do orgulho LGBTQIAPN+. Pelo contrário, historicamente o mês de junho é palco para movimentos em prol da diversidade de gênero e sexualidade.
Com raízes em Stonewall, Nova York, e nos protestos que ocorreram em junho de 1969, a comunidade passou a ter esse mês como um marco de luta e de resistência. Naquela época, a discriminação e a violência contra pessoas LGBTQIAPN+ eram comuns e não criminalizada, o que permitia que a polícia frequentemente invadisse bares e espaços que eram ocupados por essa comunidade.
Em 28 de junho de 1969, uma dessas invasões no bar Stonewall Inn levou a uma série de manifestações e confrontos que duraram dias. Esse evento é amplamente reconhecido como marco inicial para o movimento moderno pelos direitos LGBTQIAPN+.
Em homenagem a esses eventos, o primeiro desfile do Orgulho foi realizado em Nova York em junho de 1970. Desde então, o mês do orgulho se expandiu e passou a contar com celebrações, paradas, festivais, campanhas e eventos em todo o mundo, promovendo a visibilidade e os direitos das pessoas LGBTQIAPN+, em diversos espaços, como o corporativo e a saúde, por exemplo.
Formas de celebrar o mês do orgulho
O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é uma celebração global que ocorre em junho, marcada por eventos, marchas e diversas atividades que promovem a visibilidade e os direitos da comunidade.
Portanto, é possível fazer parte desse momento de diversas formas, mas o principal é compreender a importância de apoiar organizações do movimento LGBTQIAPN+, prestando serviços voluntários ou até mesmo com apoio financeiro, por exemplo.
Além disso, uma das melhores maneiras de celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é participar de eventos locais ou virtuais, como paradas do orgulho da sua cidade ou estado, compareça em palestras, workshops e outros eventos que promovam a inclusão e a igualdade. Esses eventos não só celebram a diversidade, mas também educam e conscientizam sobre os desafios enfrentados por toda essa comunidade.
Outra forma de celebrar é apoiando negócios, artistas e criadores LGBTQIAPN+, fortalecendo a comunidade economicamente e promovendo a diversidade cultural.
Celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma oportunidade para trazer visibilidade para a causa e mostrar apoio, lembre-se de que a inclusão e o respeito devem ser praticados todos os dias, não apenas em junho.
Qual a importância do mês da diversidade?
O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é de grande importância para a comunidade, ao proporcionar visibilidade para a diversidade sexual e de gênero. Durante este mês, a comunidade tem a oportunidade de se unir em eventos públicos, como congressos, paradas e festivais, promovendo a aceitação e o respeito.
Essas celebrações não só fortalecem a própria comunidade, como também, educam a sociedade em geral, combatendo preconceitos e estereótipos já enraizados na sociedade, além de trazer para o centro da discussão assuntos que são pautas de políticas públicas, como a saúde da população trans ou até mesmo a falta de oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, é um mês destinado a refletir e manter vivo o legado das lutas históricas, como o protesto de Stonewall em 1969. Relembrar essas lutas é fundamental para reconhecer os progressos alcançados e para manter vivo os movimentos da comunidade.
Já para as pessoas LGBTQIAPN+, o mês do orgulho tem um impacto positivo, já que é possível aumentar e fortalecer o sentimento de pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam rejeição ou marginalização, além de ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora com as diversidades.
Como apoiar o mês da diversidade e a comunidade LGBTQIAPN+?
A melhor maneira de apoiar tanto o mês do orgulho, como toda a comunidade LGBTQIAPN+ é procurando uma maneira efetiva e que traga efeitos reais.
Por exemplo, na sua lista de perfis que você segue no Instagram, quantos influencers são pessoas LGBTQIAPN+? Isso pode parecer fútil, mas faz toda a diferença para estar informado sobre as mais diversas informações sobre a comunidade, como cultura e política, além de se educar em relação a termos, por exemplo.
Mas se você é um empregador ou ocupa uma posição de liderança, trabalhe para criar políticas e práticas inclusivas em seu local de trabalho e consequentemente, contrate pessoas LGBTQIAPN+ para o seu time.
Outra forma prática de apoiar a comunidade é comprando de negócios pertencentes as pessoas LGBTQIAPN+ e promovendo artistas e criadores de conteúdo. Isso não só ajuda economicamente, mas também promove diversidade nas mais diversas esferas da sociedade.
Além disso, muitas organizações trabalham incansavelmente para apoiar os direitos da comunidade, fornecer assistência e promover a inclusão. Doe para essas organizações, procure saber sobre as da sua cidade ou estado, cada contribuição ajuda a continuar o trabalho que essas entidades fazem e a impactar diretamente na vida de pessoas LGBTQIAPN+;
Apoiar o mês do orgulho e a comunidade LGBTQIAPN+ envolve ações efetivas e contínuas. Por isso, busque educar-se, participar de eventos, apoiar negócios LGBTQIAPN+, e promover a inclusão na sociedade, você pode fazer uma diferença significativa. Lembre-se, o respeito à diversidade é fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Quer saber mais sobre diversidade e inclusão? Continue acompanhando a Editoria Nós do Terra!