Confira dez produções audiovisuais com protagonismo negro para crianças
A Alma Preta Jornalismo listou filmes, espetáculo teatral e animações para os pequenos curtirem o feriado e o Dia das Crianças
Desde o decreto sancionado no ano de 1924, o dia 12 de outubro é conhecido como o Dia das Crianças no Brasil. A idealização de um dia no calendário brasileiro dedicado à infância surgiu no contexto da realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, sediado no Rio de Janeiro em 1923.
A data popularizou-se a partir de 1950 e, atualmente, pode ser celebrada com inúmeras propostas e ações voltadas ao público infantil, como por meio da compra de brinquedos, filmes, livros e com o acompanhamento de obras audiovisuais.
Entretanto, quanto das obras audiovisuais e brinquedos ressaltam um protagonismo negro em meio a um país que ainda vive sob o racismo estrutural? No texto "Quem somos nós aos olhos da mídia", produzido no contexto do 101º Fórum do Comitê da Cultura de Paz - Diálogos em torno do "perigo da história única", o jornalista e escritor Oswaldo Faustino fala sobre a importância de uma mudança para um modelo de sociedade que valoriza as vozes e as questões da negritude.
"Quem não se vê, não se reconhece. Quem não se reconhece, não se identifica. Quem não se identifica, não se ama, tem baixa autoestima e se desinteressa tanto por si próprio quanto pelo outro. A identidade fortalecida é fundamental na formação de jovens e adultos com autoestima elevada, respeito próprio e pelo outro, estimulados à busca da felicidade e aptos a se tornarem verdadeiros agentes sociais e de transformação da realidade", explica.
Assim, neste Dia das Crianças, a Alma Preta Jornalismo selecionou dez obras audiovisuais, entre espetáculos teatrais, animações e filmes, com protagonismo negro para o público infantil e toda a família.
Leia mais: Livros sobre negritude e infância para inspirar crianças negras
Confira a lista de obras audiovisuais infantis e espetáculo com protagonismo negro:
1- O Pequeno Herói Preto - 2021
Sinopse: O espetáculo "O Pequeno Herói Preto" conta a história de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes por meio de sua família. Interpretado por Junior Dantas, o personagem usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor, apresentando história, cultura e ancestralidade às crianças ainda na primeira infância. Além do espetáculo, há uma websérie de quatro episódios publicados em março de 2021 no Youtube.
O espetáculo (37min30seg) e a websérie estão disponíveis no Youtube.
2- O Mundo de Karma - 2021
Sinopse: A trama acompanha a jovem Karma, uma menina de dez anos que sonha em ser uma rapper famosa e mudar o mundo com suas músicas. Ela tenta provar a todo momento que tem talento o suficiente para fazer sucesso e quebra todo tipo de preconceito com sua jornada. Criada pelo rapper Ludacris.
Animação disponível em 4 temporadas na Netflix.
3- Homem-aranha no Aranhaverso - 2018
Sinopse: Após ser atingido por uma teia radioativa, o jovem Miles Morales, do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.
Filme de 1h57min. Disponível no Disney+
4- Soul - 2020
Sinopse: Em Soul, duas perguntas se destacam: Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que é que faz de você... Você? Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sempre sonhou em ser músico de jazz. Mas quando, finalmente, tem a chance de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto, sofre um acidente que faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem enviadas para um recém-nascido. Joe deve trabalhar com 22, uma das almas em treinamento, que tem uma visão obscura da vida depois de ficar presa por anos no centro evitando seguir para a Terra.
Filme de 1h40min. Disponível no Disney+
5- Hora do Blec - 2020
Sinopse: "Hora do Blec" é uma iniciativa artística que se propõe a contribuir para um mundo melhor com seus personagens, em especial o protagonista Blec, um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa. A iniciativa estreou em agosto de 2020, no YouTube, como uma obra de vídeos musicais destinada a crianças de 2 a 7 anos. Os clipes foram inspirados nos 17 ODS da ONU e receberam o apoio institucional por meio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
A série de vídeos está disponível no Youtube.
6- Iemanjá Yemojá: A criação das ondas - 2016
Sinopse: A primeira animação da coleção da ANIMAFRO traz o mito "A criação das ondas" sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do Universo, o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.
Curta de 9min15seg. Disponível no Youtube.
7- Disque Quilombola - 2012
Sinopse: No curta documentário, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes, ensinam e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.
Curta de 13 minutos. Disponível no Youtube.
8- Bino e Fino - 2012
Sinopse: Bino e Fino é uma série de desenhos animados sobre um irmão e uma irmã que vivem com sua família na Nigéria. Os irmãos vivem muitas aventuras e, com a ajuda de sua amiga Zeena, a Borboleta Mágica, descobrem e aprendem sobre a África e o resto do mundo.
A série tem episódios no Youtube e está disponível gratuitamente na plataforma do Canais Globo.
9- Bia Desenha - 2019
Sinopse: Bia, 5 anos, e Raul, 6 anos são primos. Os dois moram em casas ao redor do mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar. A série estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores.
A animação é exibida na TV Brasil e gratuitamente na plataforma Canais Globo. Alguns episódios estão disponíveis no Youtube.
10- Kiriku e a Feiticeira - 1998
Sinopse: Na África Ocidental nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, e que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kirikou enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. A história é baseada em uma lenda africana.
Filme de 1h10min. Disponível no Youtube. Há outros filmes da saga do personagem disponíveis online.
Seleção de filmes e livros para pensar uma educação antirracista