Confira os lugares mais inclusivos para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil
Sede de uma das maiores paradas LGBTQIA+ do mundo, São Paulo está em primeiro lugar da lista
Segundo um levantamento do Booking.com, 92% das pessoas LGBTQIA+ entrevistadas relataram que para escolher um lugar para viajar é preciso pensar na própria segurança, enquanto 79% afirmaram que o fato de ser LGBTQIA+ é um diferencial na escolha do destino. No total, 11.555 pessoas foram entrevistadas.
Esses lugares se destacam por suas diversas atividades direcionadas à comunidade LGBTQIA+, bem como seu histórico por apoiar as lutas da comunidade.
São Paulo
São Paulo é o estado mais populoso e economicamente desenvolvido do Brasil. Sua capital, a cidade de São Paulo, também é a maior metrópole do país, reconhecida por sua diversidade cultural e papel central na economia e na cultura do país.
Sede de uma das maiores paradas LGBTQIA+ do mundo, que acontece em junho, no Mês do Orgulho, com o objetivo de dar visibilidade à comunidade, a capital também tem atrações específicas para o público LGBTQIA+, como baladas, feiras artísticas, atividades e mais.
Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro é conhecido por suas belas praias, paisagens deslumbrantes e rica história cultural. Sua capital, a cidade do Rio de Janeiro, é famosa por pontos turísticos icônicos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Além disso, o Rio de Janeiro é berço de importantes manifestações culturais, como o samba, e possui eventos famosos, como o Carnaval, que atraem turistas de todas as partes do mundo.
Em uma pesquisa do Booking.com, a praia de Ipanema foi eleita a mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+, tornando o Rio de Janeiro um dos melhores destinos para esse público. A cidade também tem uma importante Parada do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em Copacabana.
Salvador
Capital da Bahia, Salvador é considerada um dos principais centros culturais do país. A cidade é conhecida por suas festas populares, como o Carnaval, suas igrejas históricas, praias encantadoras e pela preservação de sua herança afro-brasileira.
Salvador tem diversas atividades para a comunidade LGBTQIA+, como shows de drag queens e festas, principalmente na rua Carlos Gomes, um dos pontos mais importantes para a comunidade em Salvador nos anos 1980 e 1990, por causa dos vários espaços destinados ao público na época.
Recife
Localizada no estado de Pernambuco, Recife é uma cidade rica arquitetura colonial, praias encantadoras e uma vibrante cena cultural. A cidade também é palco de várias manifestações culturais, como o frevo.
Recife tem ótimos eventos noturnos para o público LGBTQIA+, como festivais de música e baladas, além da Praia de Boa Viagem, que abriga a Parada da Diversidade de Pernambuco. A cidade também tem o Centro de Referência em Cidadania LGBT, que oferece atendimento e acolhimento para a comunidade LGBTQIA+.
Fortaleza
A capital do estado do Ceará é muito elogiada por suas belas praias de areias claras e águas mornas. Fortaleza chama a atenção por sua diversidade cultural, como o forró e o bumba meu boi, e pela culinária regional, com pratos típicos como a carne de sol e o baião de dois.
Fortaleza é sede do "For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero", no qual é transmitido, gratuitamente, produções que abordam os temas. A capital também tem festas temáticas e shows de drag queens para a comunidade LGBTQIA+. A Praia do Futuro foi listada pelo Booking.com como uma das mais inclusivas para a comunidade.
Belo Horizonte
Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte é conhecida por sua arquitetura moderna, amplas avenidas e parques arborizados. Além disso, a cidade tem uma agitada vida cultural, com diversas opções de teatros, museus, galerias de arte e eventos culturais. A gastronomia mineira também é destaque, com pratos típicos como o pão de queijo, o tutu à mineira e o feijão tropeiro.
Belo Horizonte é sede da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e é repleta de bares que apoiam a comunidade LGBTQIA+, como o Athenas Dancing Club, famoso por seus eventos para o público e apresentações de drag queens.