Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça as vencedoras do Miss Plus Size Nacional

Com tanta diversidade de corpos, o organizador da premiação estabeleceu diversas categorias de prêmios

11 nov 2022 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários
“Era preciso dar oportunidade para mulheres de tamanhos maiores, porque mesmo em eventos plus size, elas se sentiam excluídas", diz organizador
“Era preciso dar oportunidade para mulheres de tamanhos maiores, porque mesmo em eventos plus size, elas se sentiam excluídas", diz organizador
Foto: Reprodução

No palco do Teatro Rival Refit, 22 candidatas que usam do manequim 40 ao 56 se apresentaram em busca de um título de Miss. Com tanta diversidade de corpos, Eduardo Araújo, organizador da premiação, estabeleceu diversas categorias de prêmios, para que candidatas com pesos e idades diferentes não se enfrentassem na disputa.

Ao menos metade das candidatas saiu de lá muito feliz. Ao todo, 11 faixas, sendo 4 delas com coroações: Miss Plus Size Nacional (para candidatas até manequim 54 e com até 39 anos), Miss Plus Size Master Nacional (para candidatas acima dos x anos), Miss G Mais Nacional (para candidatas acima do manequim 56) e Miss Curvy Nacional (para candidatas que usam do manequim 40 ao 44).

“Era preciso dar oportunidade para mulheres de tamanhos maiores, porque mesmo em eventos plus size, elas se sentiam excluídas. A categoria G Mais revela a beleza e empoderamento dessas mulheres”, declara o organizador.

Amanda Nunes, 31, nova Miss G Mais Nacional concorda. A mineira que trabalha como assistente comercial recebeu apoio da família e amigos para participar do concurso. Inclusive, a empresa, a liberou para que pudesse participar das seletivas. Ela disse que se candidataria de qualquer forma, se só existisse a categoria tradicional, mas que nem todas as mulheres tem sua coragem.  

Amanda recebeu apoio da família e amigos para participar do concurso.
Amanda recebeu apoio da família e amigos para participar do concurso.
Foto: Reprodução

“Mesmo estando segura e confortável em relação ao meu corpo, sei que muitas mulheres gordas como eu se sentiriam em desvantagem concorrendo com uma mulher plus size com manequim muito menor. Agora, com a minha coroa, posso estimular as meninas que se espelham em mim a concorrerem também”, declara Amanda, que brilhou em seu vestido verde justinho e brilhante, com longa fenda, sem vergonha de exibir seus 135Kg.

O contrário também acontece. A categoria Curvy foi criada para premiar mulheres que estão no “limbo da moda”, em manequim que estão compreendidos entre os slim e o plus size, do 40 ao 44. “Elas se sentiam perdidas, porque não são magras e nem gordas. Ficavam no meio das duas categorias, tirando a oportunidade de realizar o sonho de ser uma Miss”, explica o organizador.

A vencedora nesta categoria foi Yana Lobo, 25, cearense de Paraipaba. Com dois filhos, divide a carreira de influenciadora digital com a de atendente de profissionais odontológicos.

categoria Curvy foi criada para premiar mulheres que estão no “limbo da moda”, em manequim que estão compreendidos entre os slim e o plus size, do 40 ao 44.
categoria Curvy foi criada para premiar mulheres que estão no “limbo da moda”, em manequim que estão compreendidos entre os slim e o plus size, do 40 ao 44.
Foto: Reprodução

investiu por quase 1 ano na preparação para a competição. “Fiz acompanhamento com psicóloga, nutricionista, consultora de moda e estilo, preparação de passarela, academia semanal para estar pronta e segura para o concurso”. A campeã Curvy contou, também, com o apoio da prefeitura de sua cidade, que comemorou o anúncio do título como se fosse a de uma Miss Universo.

E não para por aí. Na competição, as mais velhas também tem vez. A categoria Master do Miss Plus Size Nacional teve Zana Barros, 45, cabeleireira de Niterói, como a grande vencedora. Mas esta não é a primeira competição de Zana, que diz ter se aventurado em outros três concursos de beleza.

Sem etarismo. A competição também é para mulheres com mais de 40 anos.
Sem etarismo. A competição também é para mulheres com mais de 40 anos.
Foto: Reprodução

“A dica é fazer o que eu fiz. Trabalhar, ter garra e perseverança, que uma hora a vitória vem. Independente de vencermos ou não, participar do concurso já é muito gratificante, porque eleva nossa autoestima. Infelizmente ainda sofremos muita discriminação por grande parte da sociedade”, explica a Miss.

Já na categoria Miss Plus Size Nacional, a campeã foi a mineira Jéssica Lacerda Paes, 31, que reside em Teixeiras, na Zona da Mata. Modelo desde 2008 usava manequim 44 no início da carreira, quando a moda plus size começou a deslanchar no Brasil. Na época, ela ainda tentava emagrecer e ter um corpo “padrão”.

Miss Plus Size Nacional, que usa manequim 50, pretende inspirar outras mulheres.
Miss Plus Size Nacional, que usa manequim 50, pretende inspirar outras mulheres.
Foto: Reprodução

Por volta de 2016, após cursar a faculdade de moda e ser mãe, sua percepção do próprio corpo mudou e a carreira deslanchou. Apoiada pelo marido, buscou uma agência de modelos para assessorá-la e, com isso, novos trabalhos surgiram.

Hoje, a Miss Plus Size Nacional, que usa manequim 50, pretende inspirar outras mulheres: “quero que elas possam se orgulhar de quem são e entender que cada uma tem a sua beleza, independente do manequim”.

Confira a relação completa das vencedoras:

Miss Plus Size Nacional 2022 - Jessica Lacerda Paes (MG) 

1° Princesa Nacional 2022 - Magda Souza (ES)

2° Princesa Nacional 2022 - Aynah Mattos (CE)

Miss Plus Size Simpatia Nacional 2022 - Tais da Silva (RS)

Miss Plus Size Fotogenia Nacional 2022 - Paloma Santos (RJ)

Miss Plus Size Elegante Nacional 2002 - Giovanna Girardi (RS)

Miss Plus Size Turismo Nacional 2022 - Juliana Petry (MT)

Miss Plus Size G Mais Nacional 2022 - Amanda Nunes (MG)

Miss Plus Size Curvy Nacional 2022 - Yana Lobo (CE)

Miss Plus Size Master Nacional 2022 - Zana Coutinho (RJ)

Miss Plus Size Popularidade Nacional 2022 - Tainá de Andrade (MT)

Blog Mulherão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade