Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça os orixás das celebridades que seguem religiões de matriz africana

Seguidores de uma religião de matriz africana, como o candomblé ou a umbanda, podem ter conexão com um orixá específico

2 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os orixás das religiões de matriz africana podem fornecer às pessoas proteção, sabedoria e força. O Terra NÓS listou os orixás das celebridades, confira quais são eles.
A cantora segue o candomblé e o seu orixá é Logun Edé
A cantora segue o candomblé e o seu orixá é Logun Edé
Foto: Reprodução: Instagram/anitta

Nas religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, os seguidores podem ter uma conexão profunda com um orixá específico que representa aspectos da natureza e da vida humana. Esse orixá pode fornecer à pessoa força, energia, proteção e sabedoria.

A seguir, confira os orixás de alguns famosos:

Anitta

A cantora segue o candomblé e o seu orixá é Logun Edé. A cantora escreveu um samba-enredo sobre a divindade e a canção está concorrendo para ser o samba-enredo oficial da Unidos da Tijuca para o Carnaval de 2025. A escola contará o enredo “Logun-Edé – Santo menino que velho respeita".

"A Unidos da Tijuca vai falar sobre Logun-Edé, que é meu orixá. E me convidaram para fazer com meus parceiros maravilhosos, que são gênios. Eles me convidaram por saber que eu sou de Logun-Edé. E eu já estava colocando muito desse enredo no meu show, na minha turnê. Porque eu amei o texto, o enredo todo, por ser meu orixá", disse a cantora nos stories do Instagram.

Logun Edé é um jovem caçador e pescador. Ele é filho de Oxóssi, orixá da caça e das florestas, e Oxum, orixá das águas doces e considerada a senhora da beleza. 

Astrid Fontenelle

A apresentadora é seguidora da umbanda e nunca escondeu sua religião. Astrid, que pediu que os convidados usassem branco em seu casamento, tem Oxum como seu orixá.

Oxum é mãe de Logun Edé e associada às águas doces. Ela também representa a beleza feminina.

Maria Bethânia

A cantora foi iniciada no candomblé em 1981 pela famosa mãe de santo Mãe Menininha do Gantois. Na religião de matriz africana, Maria Bethânia é filha de Iansã. A cantora já fez diversas homenagens ao orixá feminino em shows e nas redes sociais.

Iansã é uma orixá guerreira associada aos ventos e tempestades. Ela é vista como a representação da força feminina.

MC Cabelinho

O cantor, que é do candomblé e já expressou a sua fé em músicas, é filho de Oxóssi. Nas redes sociais, ele publicou uma foto em que estava em uma posição de arco e flecha em um show e também uma foto do orixá, representado na mesma posição.

Oxóssi é uma divindade ligada ao conhecimento e à natureza. Considerado guardião e caçador, ele também é o orixá da fartura e da alimentação.

Jéssica Ellen

A atriz e cantora, praticante do candomblé, também tem Oxum como seu orixá, assim como Astrid Fontenelle. Jéssica já agradeceu Oxum nas redes sociais após o nascimento de seu filho, Máli Dayo, em dezembro de 2022. 

"Minha mãe Oxum, obrigada por tudo! Que explosão de amor que sinto no meu peito! Um amor imenso que transborda feito cachoeira. Meu filho, eu te amo muito", escreveu ela no Instagram. Oxum é a rainha das águas doces e representa a deusa da beleza.

Malu Galli

A atriz se descobriu no candomblé e o orixá dela é Iansã, figura com a qual ela se identifica. "Tem uma coisa de ser explosiva, justiceira, uma grande guerreira, ao mesmo tempo uma mãe calorosa. É a mulher que trabalha fora, que vai para o mercado", disse ao jornal O Globo.

"É orixá dos ventos, das tempestades, a mulher de Xangô, a deusa do movimento. E eu preciso estar em movimento constante tanto geográfico quanto mental."

Alcione

A cantora cresceu no catolicismo e depois se interessou pelo candomblé. Ela tem Xangô como seu orixá. "Como boa filha de Xangô, eu sempre soube que atrás do perseguidor, vem a perseguição. Káwó Kábíẹ̀sílẹ̀", escreveu ela no Facebok há alguns anos, fazendo uma saudação ao orixá.

Xangô é o orixá da justiça, dos raios e do fogo. Ele é visto como o mestre da sabedoria e considerado um orixá forte, bondoso e justo.

Bruno Gagliasso

Bruno Gagliasso, escolhido como Ogã do terreiro de candomblé Ilê Axé Opo Aganju, em Salvador, é filho de Oxóssi e já saudou o orixá nas redes sociais. "Recebi a honra de ser suspenso Ogã de Oxossi na casa. Uma alegria emocionante e a sensação de que estou apenas começando uma caminhada linda de aprendizado e axé. Okê Arô Oxossi", escreveu no Instagram.

O orixá, representado por um arco e flecha, é associado à natureza e é um caçador e guardião.

Ifá, Candomblé e Umbanda: religiões de matriz africana dos famosos Ifá, Candomblé e Umbanda: religiões de matriz africana dos famosos

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade