Copa do Mundo: quem são os maiores goleadores negros do Brasil?
Pelé, Romário, Rivaldo e Leônidas da Silva são alguns dos artilheiros negros que já marcaram gols com a camisa verde e amarela em Copas; veja o ranking
De acordo com informações da FIFA, antes do confronto entre Brasil e Coreia do Sul, a Seleção Brasileira lidera o ranking das equipes com mais gols na história da Copa do Mundo, ao lado da Alemanha. Os dois países marcaram 232 gols em 112 partidas. Única seleção a disputar todas as edições, a equipe comandada por Tite fará seu 113º jogo em copa e assumirá a liderança isolada no número de jogos. Caso marque algum gol na partida, voltará à liderança isolada de melhor ataque da história do torneio.
Boa parte dos 232 gols foram marcados por jogadores negros. Veja a seguir o ranking dos maiores goleadores negros do Brasil durante as várias edições da Copa do Mundo.
Garrincha
Mané Garrincha foi um dos principais nomes da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958 e 1962. Com habilidade única para dribles, o Anjo das Pernas Tortas marcou cinco gols em sua carreira com a camisa da Seleção Canarinho. Em 1962, Mané marcou dois gols na Inglaterra, fechando o placar para o Brasil em 3 a 1, e mais dois contra o Chile (4 a 2). Na Copa do Mundo de 1966, Garrincha marcou um dos dois contra a Bulgária, no jogo que terminou em 2 a 0 para o Brasil.
Romário
Estrela da Copa do Mundo de 1994, o eterno camisa 11 Romário participou de duas edições da Copa do Mundo: 1990 e 1994, marcando cinco gols ao todo. O talento de Romário conduziu a seleção ao tetra nos EUA. Ao todo, ele soma 82 tentativas de gol marcados pela seleção, e em 1994, Romário marcou um gol nos seguintes confrontos da Seleção Brasileira: contra a Rússia (2 a 0); Camarões (3 a 0); Suécia (1 a 1); Holanda (3 a 2); e Suécia (1 a 0).
Neymar
A Copa do Mundo do Catar é a terceira edição do campeonato em que Neymar participa. No Mundial da Rússia, o atacante ultrapassou nomes importantes da seleção, como Garrincha, Romário e Zico ao chegar à marca de seis gols em Mundiais. Em 2014, Neymar marcou dois gols contra a Croácia, garantindo a vitória do Brasil por 3 a 1. No confronto contra Camarões, repetiu o feito e marcou mais dois gols, com vitória brasileira por 4 a 1. Já em 2018, Neymar marcou um gol contra a Costa Rica (placar de 2 a 0 para o Brasil) e 1 gol contra o México (2 a 0).
Leônidas da Silva
Em suas duas participações (1934 e 1938), Leônidas - o Diamante Negro - balançou as redes em sete oportunidades, e é um dos maiores artilheiros da seleção. No confronto Brasil X Espanha, em 1934, Leônidas marcou uma vez, o gol de honra da Seleção Brasileira, que perdeu o jogo por 3 a 1. Já em 1938, ele foi autor de três dos seis gols marcados pelo Brasil contra a Polônia (6 a 5), do gol de empate com a Tchecoslováquia (1 a 1), e dos dois gols dos quatro contra a Suécia (4 a 2 para o Brasil).
Rivaldo
Um dos maiores meio-campistas do futebol brasileiro, Rivaldo foi peça importante nas duas edições de Copa do Mundo que disputou - 1998 e 2002 -, chegando à marca de oito gols em 14 jogos disputados, além do título conquistado em 2002.
Na Copa de 1998, Rivaldo marcou um dos três gols do Brasil contra o Marrocos (3 a 0), e dois dos três marcados contra a Dinamarca (3 a 2). Já em 2002, edição em que o Brasil conquistou o pentacampeonato, Rivaldo balançou as redes cinco vezes, em cinco vitórias diferentes da seleção: contra a Turquia (2 a 1), China (4 a 0), Costa Rica (5 a 2), Bélgica (2 a 0), e Inglaterra (2 a 1).
Jairzinho
Jairzinho disputou três compeonatos: 1966, 1970 e 1974 e foi um dos membros do Esquadrão e herói do Mundial de 70. Com nove gols marcados com a camisa da Seleção Brasileira nas três edições da Copa do Mundo, o atleta negro é um dos maiores goleadores do Brasil.
Só na Copa de 70, Jairzinho marcou sete gols, sendo dois na vitória do Brasil contra a Tchecoslováquia (4 a 1); um em cada seguinte vitória da seleção contra Inglaterra (1 a 0), 3 a 2 contra a Romênia, 4 a 2 contra o Peru, 3 a 1 contra o Uruguai, e 4 a 1 contra a Itália. Ele balançou as redes em todos os seis jogos da campanha que culminou no tricampeonato, o que lhe rendeu o apelido de "Furacão da Copa".
Na Copa do Mundo de 1974, Jairzinho marcou um gol na vitória do Brasil contra o Zaire por 3 a 0, e mais um na vitória sobre a Argentina, por 2 a 1.
Pelé
Hoje com 82 anos, Pelé - o Rei do Futebol - conquistou três títulos de Copa do Mundo e marcou 12 gols, fazendo história com a camisa da seleção brasileira e marcando o seu nome no futebol mundial. Em 1958, Pelé marcou um gol contra o País de Gales (1 a 0 para o Brasil), três na França (5 a 2) e dois na Suécia (5 a 2 para o Brasil). Já em 1962, Pelé balançou a rede do México uma vez, no confronto em que o Brasil ganhou por 2 a 0.
Em 1966, o Rei do Futebol marcou um dos dois gols no confronto contra a Bulgária (2 a 0), e brilhou na Copa do Mundo de 70, com quatro gols marcados, sendo um contra a Tchecoslováquia (4 a 1 para o Brasil), dois na vitória contra a Romênia por 3 a 2, e 1 na vitória sobre a Itália, por 4 a 1.
Outros nomes negros
Com a marca de três gols em Copa do Mundo, o Brasil ainda tem César Sampaio, Didi e Luís Fabiano. Além disso, Adriano, Jair, Josimar, Müller, Pinga, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Serginho Chulapa e Zizinho marcaram dois gols cada.
Djalma Santos, Fernandinho, Gilberto, Juan, Júnior, Maicon, Márcio Santos, Reinaldo, Zé Roberto, Roberto Carlos e Valdomiro marcaram um gol cada.
Apesar da censura, jogadores e torcedores protestam na Copa do Mundo; veja o que já aconteceu