Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Curtas-metragens de stop motion produzidos por pessoas com deficiência fazem turnê pelo País

Filmes foram elaborados no programa de formação cultural do cineasta Ricardo Rodrigues. Um dos trabalhos está selecionado para duas mostras de cinema infantil.

28 jan 2023 - 10h56
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Alunos das oficinas de stop motion da Apae de Bariri fizeram curtas-metragens.

Dois curtas-metragens produzidos por pessoas com deficiência que participam do programa 'Zinho - Stop Motion na Infância', organizado pelo cineasta, educador, diretor e produtor cultural Ricardo Rodrigues, estão em turnê pelo País com sessões especiais de exibição. Datas e horários são divulgados no perfil da produtora Bela Balela no Instagram.

'Zinho, o Filhote' acaba de ser lançado pela produtora Bela Balela. O enredo é construído a partir da ética moral de Kéti, uma criança de cinco anos que conhece Lorran, um menino com paralisia cerebral. Juntos com o cachorro Zinho, eles enfrentam os desafios do mundo.

'O Mundo de Diego', selecionado para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e para o Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte, conta a história de um menino de 6 anos que é cego e usa os outros sentidos em novas experiências. Ele decide ir sozinho para a escola, enfrentar o caminho sem acessibilidade pelas calçadas e se depara com situações que desmontam suas percepções.

Datas e horários das sessões são divulgados pela produtora Bela Balela.

O diretor Ricardo Rodrigues, premiado no Mapa Cultural Paulista com o curta 'Os Engraxates', lidera projetos com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, já produziu 20 curtas e longas autorais, e 12 peças e esquetes teatrais em escolas e entidades sociais.

Rodrigues é professor na APAE de Bariri, interior de São Paulo, onde ministrou 50 oficinais de animação, como parte do projeto 'Zinho - Stop Motion na Infância', apoiado pelo Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC).

Desse trabalho nasceu o curta 'O Mundo de Diego', totalmente idealizado e elaborado pelos alunos, da concepção da história à narração, a modelagem dos bonecos que dão vida às personagens e todos os detalhes do filme.

"A arte e a cultura têm papel fundamental no desenvolvimento humano, independentemente da pessoa ter ou não deficiência", afirma o cineasta.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade