Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De cria da Brasilândia à embaixatriz do samba paulistano: conheça a história de Maria Helena

Podcast da Alma Preta e Brasil de Fato estreou em 8 de fevereiro e conta a história de figuras importantes para a história do samba paulista O post De cria da Brasilândia à embaixatriz do samba paulistano: conheça a história de Maria Helena apareceu primeiro em AlmaPreta.

8 fev 2024 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários
Na foto, Maria Helena, embaixatriz do samba paulista, posa sorridente em uma janela.
Na foto, Maria Helena, embaixatriz do samba paulista, posa sorridente em uma janela.
Foto: Alma Preta

Preservar a arte e cultura ancestral do samba. Esse é o maior desejo de Maria Helena da Silva Brito, mais conhecida como Maria Helena, a Embaixatriz do samba paulista e entrevistada do podcast "Memórias do Batuque". 

Com apresentação das jornalistas Camila Rodrigues e Luana Ibelli, o projeto visa não apenas fortalecer a memória do carnaval de São Paulo como também remontar os caminhos para o desenvolvimento da festa. O "Memórias de Batuque", uma parceria entre a Alma Preta e o Brasil de Fato, estreou em 8 de fevereiro. 

Filha de um pernambucano sanfoneiro, Maria Helena nasceu em 1958, na zona norte de São Paulo, e viveu a sua infância cercada pelas manifestações culturais de matriz africana, entre elas, o samba, especialmente durante o carnaval. 

Cria da Vila Brasilândia, o segundo episódio do podcast conta que, naquela época, o bairro era marcado por um senso de comunidade atrelado ao samba. Por isso, a Embaixatriz do samba paulistano viu nascer de pertinho uma de suas maiores paixões: a Sociedade Rosas de Ouro.

Na escola, Maria Helena fez de tudo um pouco. Foi lá que conheceu seu marido, o compositor e sambista Waldir Dicá, e onde alcançou inúmeras alegrias, como o título de Cidadão e Cidadã Samba de São Paulo.

Em "Memórias de Batuque", os ouvintes vão descobrir como a dedicação de uma vida toda de Maria Helena fez com que a Embaixatriz alcançasse um prestígio imenso na comunidade do samba, que através do seu amor pelo gênero, ensinou a importância de reconhecer, valorizar e aprender a cultura do samba. 

O post De cria da Brasilândia à embaixatriz do samba paulistano: conheça a história de Maria Helena apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade