De segunda a domingo: veja quais são os orixás de cada dia da semana na umbanda
Na religião de matriz africana, existem orixás que são celebrados em dias únicos com suas energias que se manifestam de formas diferentes
4 jun
2024
- 05h00
Exibir comentários
Resumo
Confira o orixá que rege cada dia da semana na umbanda. Exu, por exemplo, orixá mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual, rege as segundas-feiras.
Confira o orixá que rege cada dia da semana na umbanda. Exu, por exemplo, orixá mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual, rege as segundas-feiras.
Na umbanda, religião de matriz africana, existem orixás que podem ser celebrados em dias específicos da semana. Eles têm características e vibrações únicas.
Confira os orixás que regem cada dia da semana na umbanda:
Segunda-feira
- Exu: mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual. Ao longo do ano, a sua homenagem deve ser feita no dia 13 de junho.
- Omulu: orixá da cura e das doenças, é o guardião deste dia e, durante o ano, a sua comemoração é no dia 16 de agosto.
Terça-feira
- Ogum: orixá da guerra que representa a força, a coragem e a determinação rege a terça-feira, e o seu dia é 23 de abril.
- Oxumaré: costuma reger terças-feiras e o seu dia é 24 de agosto. Ele representa a renovação contínua em todos os aspectos da vida do ser humano.
- Irokô: também é celebrado às terças-feiras, podendo ser homenageado em outros dias dependendo do terreiro. Ele é o orixá do tempo e é celebrado no dia 4 de outubro.
Quarta-feira
- Xangô: orixá da justiça e dos raios, rege a quarta-feira e, durante o ano, sua homenagem é no dia 29 de junho.
- Iansã: orixá associada aos ventos e às águas, rege as quartas-feiras, mas ela pode ser celebrada aos sábados em algumas casas. No ano, é homenageada em 4 de dezembro.
- Obá: a orixá feminina Obá, conhecida por representar as águas fortes dos rios, rege a quarta-feira e é celebrada em 30 de maio.
Quinta-feira
- Oxóssi: homenageado no dia 20 de janeiro, é um orixá ligado à natureza e ao conhecimento.
- Ossaim: orixá que entende de ervas medicinais, costuma ser reverenciado na quinta-feira e homenageado no dia 5 de outubro.
- Logunedé: filho de Oxum e Oxóssi, é celebrado na quinta-feira e no dia 19 de abril.
Sexta-feira
- Oxalá: é o orixá da criação, da paz e da justiça, que representa a paternidade universal, a pureza e a fé. Considerado um dos mais importantes da linha da umbanda, ele também é celebrado no dia 15 de janeiro.
Sábado
- Iemanjá: orixá do mar que representa a força feminina, rege o sábado. Sua data de comemoração no ano é 2 de fevereiro.
- Oxum: a rainha das águas doces, também é homenageada no sábado e, no ano, o seu dia é 12 de outubro.
- Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais. Costuma ser celebrada no sábado ou na segunda-feira em algumas casas e, durante o ano, o seu dia é 26 de julho.
Domingo
- Ibeji: conhecido como o orixá das crianças, representa a primeira fase da vida e a inocência. Os "ibeji" ou "ibejis" são considerados os filhos de criação de Oxum e, durante o ano, são celebrados no dia 27 de setembro.
Fonte: Redação Nós