De Ticuna a Macuxi: conheça as línguas indígenas mais faladas do Brasil
Já foram identificadas 274 línguas indígenas no país, usadas por 305 povos diferentes
Censo Demográfico de 2010 do IBGE identificou 274 línguas indígenas no Brasil. Guarani, Yanomami, Guajajara e Ticuna são algumas das mais faladas.
O Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou uma quantidade de 274 línguas indígenas no país, usadas por uma população de mais de 800 mil pessoas, pertencentes a 305 povos diferentes.
Com um alto número de habitantes indígenas, um dos povos que mais se destaca é o Guarani, que tem uma população de 80 mil pessoas, uma dos mais numerosas do Brasil. Segundo o IBGE, os Yanomami e os Guajajara são outros grupos conhecidos por terem as línguas mais faladas do país.
Abaixo, confira quais são elas:
Ticuna
A língua Ticuna é um elemento vital da cultura do povo indigena de mesmo nome, sendo usada por cerca de 34 mil indivíduos no Brasil. Apesar de representar apenas 0,017% da população brasileira, sua importância vai além dos números, refletindo séculos de história, tradição e conexão com a Amazônia.
Guarani Kaiowá
Dentro da família linguística Tupi-Guarani, o Guarani Kaiowá é uma variação importante, sendo a língua falada pelo povo de mesmo nome. Estima-se que haja cerca de 26,5 mil falantes dessa língua, representando aproximadamente 0,013% da população.
Kaingang
Os Kaingang constituem um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Sua língua, pertencente ao tronco linguístico Macro-Jê, é falada por 22 mil pessoas, o que corresponde a 0,011% dos brasileiros.
Xavante
A língua Xavante é falada por aproximadamente 13,3 mil indígenas em todo o país, correspondendo a cerca de 0,007% da população. Essa língua também faz parte do tronco linguístico Macro-Jê.
Yanomami
Os Yanomami, com a maior terra indigena do Brasil, representam um dos grupos linguísticos mais proeminentes, com uma língua falada por 12,7 mil pessoas, abrangendo cerca de 0,006% da população brasileira.
Guajajara
A língua Guajajara, que pertence à família Tupi-Guarani, é falada por 9,5 mil indígenas, o que equivale a aproximadamente 0,0047% dos brasileiros.
Sateré-mawé
A língua Sateré-mawé, utilizada por cerca de 8,9 mil pessoas, faz parte do tronco linguístico Tupi e também representa aproximadamente 0,0047% dos indígenas falantes da língua.
Terena
A língua Terena é falada por 8,2 mil pessoas, o que corresponde a 0,0042% da população brasileira, sendo a língua utilizada por um dos maiores povos do Brasil.
Nheengatu
O Nheengatu é utilizado por 7,2 mil pessoas, representando cerca de 0,0038% da população indigena falante da língua. Esse povo indígena se concentra, atualmente, na região da Amazônia.
Tukano
A língua Tukano, falada por 7,1 mil indígenas ou 0,0037% da população, pertence ao povo Tukano e é uma das línguas da família Tukano Oriental.
Kayapó
Os Kayapó, conhecidos como protetores da Floresta Amazônica, falam a língua de seu povo, com aproximadamente 6,2 mil falantes, o que equivale a 0,0032% dos indígenas.
Macuxi
Por fim, a língua Makuxi, que pertence ao grupo linguístico Karib, é falada por 5,8 mil indígenas, representando cerca de 0,0030% da população indigena do Brasil.