Deficientes auditivos denunciam falta de acessibilidade no Globoplay
Usuários surdos relataram dificuldades na plataforma pela falta do recurso de legenda em produções nacionais
Através de uma publicação no twitter, publicada na última segunda-feira(26), o jornalista Mateus Baldi, que é surdo, fez um desabafo sobre as dificuldades que encontrou para assistir ‘Carandiru’, produção disponível no Globoplay, por conta da falta de acessibilidade da plataforma.
“Começando a ver Carandiru no @globoplay. Mas não tem legenda. E eu sou surdo. Ou seja, tô tendo que fazer um esforço monstruoso pra entender o filme”, escreveu.
Comecei a ver Carandiru no @globoplay .
Mas não tem legenda. E eu sou surdo.
Ou seja, tô tendo que fazer um esforço monstruoso pra entender o filme porque em 2022 não tem legenda no principal streaming nacional.
Aí fica difícil.
— mateus baldi (@terraleste_) December 26, 2022
Mateus ainda comentou sobre o quanto a acessibilidade é urgente e necessária, principalmente em coisas básicas, como assistir um filme. “Nessas horas me sinto um lixo, sei nem explicar. Uma impotência enorme, enfim”, completou.
Na mesma publicação, outros internautas surdos também relataram a mesma dificuldade. “Tb sou. É horrível. Que raiva que dá”, disse um deles.
“Eu também sou surda e tenho dificuldade demais em entender filmes brasileiros sem legenda. Não dá para acreditar nisso hoje em dia! Vamos melhorar com urgência né @globoplay”, escreveu outra internauta.
Eu também sou surda e tenho dificuldade demais em entender filmes brasileiros sem legenda. Não dá para acreditar nisso hoje em dia! Vamos melhorar com urgência né @globoplay
— Carlise Borges (@kakacarlise) December 27, 2022
Uma outra seguidora relatou também a falta do recurso ‘close caption’, um sistema de transmissão de legendas de filmes, programas de televisão ou vídeos online.“Meu marido também tem deficiência auditiva. Essa é reclamação recorrente…Custa, AO MENOS, disponibilizar a poh@ do close caption?
Na mesma publicação, o Globoplay se manifestou e afirmou que possui uma equipe atenciosa, cuidando para melhorar cada vez mais a acessibilidade. A plataforma falou ainda que “no momento nem todos os conteúdos disponíveis no catálogo possuem legenda”.
O Terra NÓS entrou em contato com a Plataforma de Streaming, mas ainda não tivemos resposta. Assim que isso acontecer, atualizaremos esse conteúdo.