Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Departamento de Polícia de Memphis suspende policial no caso Tyre Nichols

O policial suspenso --identificado como Preston Hemphill-- foi dispensado do cargo com pagamento pendente de uma audiência administrativa

30 jan 2023 - 17h04
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Oficial do Departamento de Polícia de Memphis Preston Hemphill posa em cerimônia de formatura da Turma de Intervenção em Crise
Oficial do Departamento de Polícia de Memphis Preston Hemphill posa em cerimônia de formatura da Turma de Intervenção em Crise
Foto: Departamento de Polícia de Memphis/Divulgação via REUTERS

Um policial de Memphis foi suspenso por seu envolvimento no espancamento até a morte de Tyre Nichols, dias depois que a cidade divulgou ao público imagens em vídeo do assassinato, e outros cinco foram demitidos acusados pelo assassinato do homem negro.

O policial suspenso --identificado como Preston Hemphill-- foi dispensado do cargo com pagamento pendente de uma audiência administrativa, disse um porta-voz do Departamento de Polícia de Memphis, ressaltando que uma investigação sobre o incidente está em curso. Ele se recusou a comentar o envolvimento específico de Hemphill no caso.

Não foi anunciada qualquer acusação criminal contra Hemphill, que trabalha para o departamento desde 2018.

Os cinco policiais demitidos --todos negros--- foram acusados de assassinato em segundo grau, agressão, sequestro, má conduta oficial e opressão na morte de Nichols, um jovem de 29 anos que foi espancado pela polícia após uma parada de trânsito. Hemphill é branco.

Na sexta-feira, o departamento divulgou imagens de câmeras acopladas ao uniforme dos policiais e de uma câmera posicionada sobre um poste que mostram policiais chutando, socando e golpeando Nichols com um cassetete no bairro de sua mãe após uma parada de trânsito em 7 de janeiro. Ele foi hospitalizado e morreu três dias depois em decorrência dos ferimentos.

Após a divulgação dos vídeos, manifestantes se reuniram no fim de semana e reivindicaram reformas no policiamento em Memphis e outras cidades do país, de Nova York a Sacramento, na Califórnia, onde Nichols morou.

Desde o incidente, manifestantes em Memphis exigem que o departamento identifique todos os policiais no local do espancamento e divulgue seus arquivos pessoais, noticiou o jornal local Commercial Appeal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade