Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Deputado aciona MP contra publicidade do DF que associa cabelo afro a queimadas

"Completamente absurda e criminosa essa campanha publicitária", afirmou o deputado distrital Fábio Felix, do PSOL

14 jul 2023 - 11h54
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de um homem negro de black power relaciona o volume do cabelo com árvores queimadas e foi publicada em jornais impressos
Imagem de um homem negro de black power relaciona o volume do cabelo com árvores queimadas e foi publicada em jornais impressos
Foto: Reprodução

Divulgada na última quarta-feira (12), a campanha publicitária do governo do Distrito Federal alertando sobre os incêndios florestais na época de seca gerou diversos comentários negativos. Em uma peça divulgada em jornais impressos, a imagem de um homem negro de black power relaciona o volume do cabelo com árvores queimadas. A ideia foi vista como racista por diversos internautas. 

Indignado com a sugestão das imagens, o deputado distrital Fábio Felix, do PSOL, avisou em sua conta no Instagram que acionou o Ministério Público do Distrito Federal pedindo providências pela "propaganda racista". 

"Há muitas camadas de equívoco nessa peça, a principal delas é associar o cabelo de uma pessoa preta a algo ruim como as queimadas", comentou o deputado na rede social. "Racismo é intolerável, ainda mais quando praticado pelo estado. Basta!", afirmou em outra publicação.

Diante da repercussão negativa, o governo do DF justificou nos posts do Twitter e do Instagram que a campanha "retrata cenas que destacam a diversidade étnica das pessoas, representadas com imagens de pessoas com suas 'cabeças em chamas', juntamente com a flora e a fauna, que sofrem consideravelmente nesse período. Nosso objetivo é conscientizar a população sobre os efeitos das queimadas, não apenas causando danos ao cerrado, mas também afetando a natureza humana."

Nas redes sociais oficiais do governo do DF é um homem branco ruivo que surge na publicidade oficial, que tem como mote "combater queimadas é preservar a nossa própria natureza". A associação do cabelo crespo às árvores queimadas, independentemente da raça do modelo, não pegou bem, assim como a campanha foi tida como confusa por várias pessoas.

Nas redes sociais o homem negro foi trocado por um ruivo, mas comparação com cabelo crespo não pegou bem
Nas redes sociais o homem negro foi trocado por um ruivo, mas comparação com cabelo crespo não pegou bem
Foto: Reprodução/Instagram/@gov_df
Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade