Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Episódio 169 da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado
Quatro publicações exclusivas de Vencer Limites fazem referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta terça-feira, 3/12, coincidentemente, também dia da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado.
Capacitismo - O governo federal lança a campanha 'Estou aqui' para o combater o capacitismo. O objetivo da ação, que se estende até 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos, é romper com a ideia equivocada de incapacidade associada à deficiência e promover uma visão de igualdade e inclusão, além de sensibilizar a população a partir das perspectivas de quem vivencia o capacitismo, promovendo a reflexão e incentivando mudanças de comportamento.
A estratégia é ouvir as pessoas com deficiência e ir além de apenas informar sobre o tema por meio da produção de conteúdo educativos e de sensibilização, postagens nas redes sociais abordando temas como nomenclatura, tipos de capacitismo e direitos das pessoas com deficiência, além de materiais gráficos e digitais.
Panorama Diversitrack - Diversidade Funcional no mercado de trabalho - Empresas brasileiras de portes médio e grande pagam salários menores a pessoas com deficiência, mantêm baixo investimento em recursos de acessibilidade e limitam o acesso de trabalhadores com deficiência a oportunidades de evolução profissional, revela estudo da Diversitera.
A pesquisa ouviu 90 mil funcionários de 50 corporações durante dois anos. De acordo com os pesquisadores, apenas 4,6% dos empregados dessas empresas são pessoas com deficiência, somente 1,5% em cargos de alta liderança, a renda média dos empregados com deficiência é 11% menor do que a de colegas sem deficiência que têm o mesmo nível de escolaridade, diferença que sobe para 13% entre pós-graduados e 14% entre bacharelados. Além disso, os empregados com deficiência recebem até 14% menos promoções.
Crianças e adolescentes - Em artigo, Beatriz Benedito e Gabriel Maia Salgado, analista de políticas públicas e gerente de educação e culturas infanto-juvenis do Instituto Alana, perguntam: "O que crianças e adolescentes podem celebrar no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência?".
Autores especialistas defendem que uma educação de qualidade só é possível se for com todas as pessoas e para todas as pessoas, não apesar de suas características, mas justamente por suas características, interesses, e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias.
Pensar - Faço uma reflexão sobre a necessidade de pensar em profundidade as temáticas da pessoa com deficiência para situar sempre essa população nas discussões e pautas urgentes e fundamentais da sociedade.
A ausência dessa reprentatividade e de pensamentos mais aprofundados gera distorções e abre espaços para a repetição de estereótipos e a consolidação de estigmas.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência não é somente um trampolim para jogar aos ventos nossas propostas e necessidades, mas um convite ao pensamento mais íntimo sobre como nos posicionamos quando há luz sobre nós e o que fazemos na escuridão imposta.