Representatividade e diversidade estão presentes nas iniciativas de Smirnoff, marca modelo de inclusão o ano todo
Ações que priorizam a inclusão fazem parte do planejamento contínuo da Diageo, fabricante de Smirnoff, dentro e fora da empresa
Não é de hoje que representatividade e diversidade fazem parte dos valores prioritários da Diageo, marca líder em bebidas premium. Tanto a empresa, como Smirnoff, marca de Diageo, trabalham para garantir diversidade com consistência em suas ativações, tornando-se uma voz audível em debates sobre pautas inclusivas.
Para promover essa cultura de forma integral, a empresa desenvolveu iniciativas que ressoam dentro e fora do ambiente corporativo, fazendo com que Diageo possa influenciar positivamente a cultura do mercado. Como prova disso, listamos 5 iniciativas que buscam reafirmar o compromisso da marca na construção de um futuro com mais equidade de oportunidades, de forma contínua, permeando ações durante o ano todo.
1. FESTIVAL AFROPUNK
Pelo segundo ano consecutivo, Smirnoff, a vodca número 1 fabricada pela Diageo, patrocinou o AFROPUNK, maior evento de cultura negra do mundo. O festival aconteceu em Salvador no último fim de semana de novembro e foi uma grande celebração à cultura ancestral, exaltando o protagonismo de pretos e pretas do mundo todo. Foram 20 horas de atrações com muita música, arte, moda e gastronomia.
2. PARADA LGBT+
Smirnoff também marcou presença no maior evento LGBT+ do mundo, a 26a Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, em junho deste ano. Filipe Catto, Dana Lisboa, Lafetah, Oxa, Pettro, Romero Ferro, WD e o bloco da Gambiarra foram os destaques do trio de Smirnoff que patrocinou o evento e passeou por toda a Avenida Paulista, animando um público de mais de 4 milhões de pessoas.
3. ECONOMIA CRIATIVA E GERAÇÃO DE RENDA LGBT+
Reforçando seu posicionamento consistente na defesa de valores de inclusão e diversidade, Smirnoff promoveu ativações na 21a. Feira da Diversidade, evento paralelo, organizado pela ONG Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), no Largo do Arouche, em junho deste ano.
Com foco no empoderamento da livre expressão, a Youtuber e palestrante Lorelay Fox foi a convidada de Smirnoff para interagir com o público da feira trazendo reflexões importantes as sobre marcas e sua relação com a representatividade efetiva: "Como eu trabalho com internet, sei bem que antes não existia comprometimento real. As marcas têm o poder de criar a publicidade que as pessoas assistem, comandando os comerciais na TV, e têm o dever de representar a comunidade LGBT+ durante o ano todo”.
4. GESTÃO INCLUSIVA
Com metas ousadas até 2030, as políticas inclusivas e afirmativas na gestão de seus colaboradores fazem parte da agenda constante da Diageo.
O Reach (Race, Ethynicity and Cultural Heritage) é uma frente que tem como missão primordial estabelecer uma rede de funcionários negros e aliados, visando sucesso e desenvolvimento profissional. Para tanto, foram desenvolvidos programas com o objetivo de fortalecer este grupo de afinidade que já existe na empresa há três anos.
O Equidade é o programa com foco no desenvolvimento de carreira de pessoas negras, PCDs e trans da companhia, visando a conquista de cargos de liderança a partir de cursos e incentivos em forma de remuneração.
Já o programa Origens é uma ação afirmativa que busca a contratação e desenvolvimento de carreira de pessoas negras. O Level UP fecha o trio de programas exclusivos da Diageo e traz incentivos ao compartilhamento de experiências, além de oferecer mentorias para o desenvolvimento pessoal.
"Desde que entrei na Diageo, através do programa Origens, tenho vivenciado de perto as agendas com foco na cultura de inclusão racial, e eu acredito que todo o compromisso da companhia para fortalecer esses pilares tão importantes para a sociedade seja a chave para um futuro com oportunidade para todos”, comenta Nathalia Duarte, integrante do time de Marketing da Smirnoff na Diageo.
5. MOVER: EQUIDADE RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO
Junto com outras 46 empresas, Diageo fundou o movimento Mover, que busca promover a equidade racial de forma assertiva no mercado. O plano de ação do movimento prevê a geração de 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e mais 3 milhões de oportunidades de trabalho nos próximos anos.
A Diageo acredita que ampliar os diálogos com representatividade e diversidade de vozes e pensamentos gera uma cultura mais inclusiva e contribui para uma empresa e um mundo mais justos.
BEBA COM INTELIGÊNCIA. NÃO COMPARTILHE COM MENORES DE 18 ANOS.