Em Salvador, apenas um shopping tem Papai Noel negro
Cerca de 80% da população baiana é composta por pretos e pardos; vídeo mostra felicidade de menino negro ao encontrar o Papai Noel
O natal está se aproximando e, com ele, uma figura importante e bem conhecida por nós. O Papai Noel é presença garantida nessa época e encanta desde as crianças até os mais velhos. A imagem mais comum é a um homem branco, barbudo, mas será que essa imagem tradicional representa a população baiana?
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgados em 2018 mostram que cerca de 80% da população do estado baiano é composta por negros (pretos e pardos). Neste cenário, Salvador é considerada a cidade mais negra fora da África. Em 2017, 8 em cada 10 moradores da capital baiana se autodeclaravam de cor preta ou parda.
O Terra NÓS apurou que nos principais Shoppings da cidade, apenas um Papai Noel é negro. Na lista dos seis maiores complexos de lojas, apenas um deles trouxe um bom velhinho negro, se aproximando da realidade da maior parte da população soteropolitana.
Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Shopping Bahia deu um show de representatividade, colocando à disposição do público um Papai Noel negro. Nas redes sociais, um vídeo de uma criança se emocionando ao encontrá-lo viralizou e caiu no gosto dos internautas, mostrando como a preocupação com a representatividade é importante.
"Papai Noel é da minha cor, que legal", disse Ruan, de seis anos, com empolgação.