Empresária tailandesa é a primeira mulher a comprar concurso Miss Universo
Anne Jakrajutatip é a primeira da história a ser dona de um concurso de beleza feminina, normalmente comandado por homens
Anne Jakrajutatip, CEO da JKN Global, conglomerado de mídia e conteúdos de propriedade tailandesa, anunciou nesta quarta-feira, 26, a aquisição da Organização Miss Universo. Se tornando a primeira mulher transgênero a comprar um concurso de beleza feminina.
A transação custou 20 milhões de dólares e foi anunciada pela própria JKN em comunicado oficial. Junto ao anúncio, ela apresentou algumas mudanças no concurso, promovendo maior elegibilidade das concorrentes e apoiando a inclusão de gênero.
"Me sinto honrada em adquirir o Miss Universo e trabalhar com a equipe da organização (...) essa foi uma forte adição para o nosso portfólio. Quero não só continuar o legado do concurso mas também evoluir a marca para a próxima geração", diz Anne Jakapong ao site de sua empresa.
Mais sobre o concurso de Miss Universo
O Miss Universo é uma organização internacional com mais de 71 anos de concurso concursos entre mulheres de quase todos os países do mundo. O programa foi criado na Califórnia e transmitido em 165 países.
Em sua história, já foi comprado por Donald Trump em 1996, até ser vendido em 2015 para a empresa WME-IMG, do empresário William Morris Endeavor. A atual Miss Universo é a indiana Harnaaz Sandhu, eleita em dezembro de 2021.
Desde 2005, o canal TNT comprou os direitos de transmissão do concurso, para transmitir o mesmo em televisão fechada na América Latina.
Um pouco sobre Anne Jakrajutatip
Além de CEO da empresa de conteúdo Tailandesa, JKN Global, Anne Jakrajutatip é conhecida por participar do Project Runway e Shark Tank, reality shows da Tailândia. E por compartilhar sua experiência como mulher transgênero na Fundação Life Inspired For Thailand, organização que visa defender os direitos à população transgênero da Tailândia.