Esportes paralímpicos, quais são? Conheça a origem e modalidades
Os esportes paralímpicos possuem modalidades iguais aos olímpicos, mas adaptados para as necessidades dos atletas
Os esportes paralímpicos vão além da competição, eles representam uma profunda afirmação da capacidade humana. Cada modalidade é adaptada para atender as necessidades e condições dos atletas, permitindo que eles mostrem suas habilidades.
Com raízes ligadas ao desejo de inclusão e igualdade, os esportes paralímpicos evoluíram para se tornar um movimento global que celebra a adaptabilidade. Com transmissão global, os Jogos Paralímpicos deste ano serão realizados em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
O que são esportes paralímpicos?
Os esportes paralímpicos são competições esportivas adaptadas destinadas a atletas com deficiências, proporcionando uma plataforma para que esses indivíduos mostrem suas habilidades e alcancem altos níveis de desempenho
Essas adaptações incluem modificações nas regras do jogo, equipamentos e criação de categorias específicas para diferentes tipos de deficiência. Um exemplo é o basquete: nos jogos paralímpicos é adaptado para o uso de cadeira de rodas.
Qual a origem dos esportes paralímpicos?
A origem dos esportes paralímpicos remonta à década de 1940, quando o médico do hospital Stoke Mandeville, Ludwig Guttmann, pioneiro da reabilitação de lesões medulares, começou a organizar competições esportivas para veteranos de guerra com lesões na medula espinhal.
Guttmann acreditava que o esporte poderia desempenhar um papel importante na recuperação e na reintegração social desses indivíduos.
Em 1948, Guttmann organizou os primeiros jogos voltados para os atletas da Inglaterra. Na edição seguinte, o evento ganhou alcance internacional, atraindo participantes de diversos países.
O conceito de Jogos Paralímpicos se concretizou em 1960, quando foram realizados em Roma. Ali acontecem os primeiros Jogos Paralímpicos oficiais. Esses jogos reuniram atletas com diferentes tipos de deficiências e estabeleceram a base para a organização e expansão dos esportes paralímpicos em nível global.
Em Roma, os jogos ocorreram logo após o término dos Jogos Olímpicos e contaram com a participação de 400 atletas de 23 países, que competiram em oito modalidades esportivas.
Quais são os esportes paralímpicos?
Em Paris, as paralimpíadas apresentam 22 modalidades esportivas.
- Bocha
- Goalball
- Vôlei sentado
- Atletismo paralímpico
- Badminton paralímpico
- Basquete em cadeira de rodas
- Canoagem paralímpica
- Ciclismo de estrada paralímpico
- Ciclismo de pista paralímpico
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cegos
- Halterofilismo paralímpico
- Hipismo paralímpico
- Judô paralímpico
- Natação paralímpica
- Remo paralímpico
- Rugby em cadeira de rodas
- Taekwondo paralímpico
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro com arco paralímpico
- Tiro esportivo paralímpico
- Triatlo paralímpico
Paralímpiadas 2024
A delegação brasileira, composta por 279 atletas, competirá em 20 das 22 modalidades da competição. No entanto, o Brasil não participará das provas de basquete e rúgbi em cadeira de rodas, já que não obteve classificação para essas categorias.
O Brasil nas Paralimpíadas
A primeira vez que o Brasil participou dos esportes paralímpicos foi em 1972, na edição de Heidelberg, na Alemanha Ocidental. No entando, a primeira medalha do país só foi conquistada nos jogos seguintes, realizados em Toronto, no Canadá, em 1976.
Os primeiros atletas brasileiros medalhistas foram Robson Almeida e Luiz Carlos da Costa, com a prata no laen bowls (esporte que já deixou o programa oficial e é semelhante à bocha na grama).
O Brasil teve a melhor participação nas Paralimpíadas em Tóquio 2021, ao conquistar 72 medalhas (22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze) no total. O time brasileiro ficou em sétimo lugar no ranqueamento geral.