Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Estudantes negras resolvem problema matemático considerado impossível por 2 mil anos

Calcea Johnson e Ne’Kiya Jacksons apresentaram descoberta na Conferência Anual do Sudeste da Sociedade Americana de Matemática

31 mar 2023 - 14h07
Estudantes negras do ensino médio dos Estados Unidos podem ter solucionado problema considerado impossível por matemáticos
Foto: Reprodução/Redes sociais

Calcea Johnson e Ne’Kiya Jacksons, duas estudantes negras do ensino médio em Nova Orleans, Estados Unidos, podem ter resolvido um problema matemático que era considerado impossível de solucionar por 2 mil anos. Elas perceberam que o Teorema de Pitágoras pode ser provado com trigonometria sem usar a lógica circular.

A trigonometria, que estuda as relações entre os triângulos, precisa da aplicação do Teorema de Pitágoras, que aponta que a soma dos dois lados menores de um triângulo retângulo é igual ao quadrado da hipotenusa. Matemáticos indicavam que não era possível provar o teorema através da trigonometria.

A descoberta foi apresentada na Conferência Anual do Sudeste da Sociedade Americana de Matemática, que contava com a presença de pesquisadores matemáticos de várias universidades norte-americanas. Calcea e Ne’Kiya foram as únicas estudantes do ensino médio que palestraram no evento. As estudantes estão sendo incentivadas a apresentarem a tese do problema que solucionaram para que seja revisado e depois publicado em revistas científicas, de acordo com o The Guardian.

As estudantes pretendem seguir carreiras na área de engenharia ambiental e bioquímica. Para a emissora norte-americana CBS, Calcea disse que, normalmente, ninguém vê jovens fazendo o que elas fazem. “Não há nada como ser capaz de fazer algo que as pessoas acham que os jovens não podem fazer. Não se vê crianças como nós fazendo isso. Geralmente, você tem que ser um adulto para conseguir”.

Fonte: Redação Nós