Ex-assistente de palco do Ratinho revela ter sofrido gordofobia após ganhar peso
Valentina Francavilla trabalhou como assistente de palco por 13 anos
A ex-assistente de palco do “Programa do Ratinho”, Valentina Francavilla, 44 anos, ocupou esse cargo por 13 anos antes de deixar o SBT e entrar no reality “A Fazenda”. Em recente entrevista, ela revelou como foi o processo de emagrecimento e o preconceito que enfrentou relacionado ao ganho de peso.
“Eu tive uma mudança de vida muito brusca. Trabalhei por muitos anos no SBT, pedi demissão e fui para 'A Fazenda'. Quando saí do programa, em dezembro de 2022, meu Instagram caiu. Fiquei cinco meses sem acesso ao meu perfil. Então, fiquei em casa sem saber o que fazer, sem trabalhos, e eu ficava comendo”, revelou à coluna Play, do jornal O Globo.
Valentina contou que a mudança só se tornou evidente quando ela experimentou uma peça de roupa.
“Sabe quando você nem percebe que está engordando? As pessoas até me falavam: 'Você engordou'. Mas eu segui minha vida. Um belo dia, fui vestir uma roupa e não estava dando certo. Me pesei e estava com 105 quilos. Eu fui para 'A Fazenda' com 54 quilos”, acrescentou.
Quando voltou a postar no Instagram, ela começou a receber comentários gordofóbicos.
“Eu nunca tinha sofrido preconceito. Foi horrível. As pessoas falaram coisas muito maldosas, e não só na internet. Na rua, você percebe como elas te olham. No Instagram, comentavam que gordo é preguiçoso, especulavam que eu estava gorda porque tinha depressão. Eu respondia que estava gorda porque estava comendo sem parar e não fazia exercícios”, contou Valentina.
“As pessoas acham que se você está gordo é porque tem algum problema. Falavam que eu tinha problemas psiquiátricos e genéticos. Mas eu me aceitei. Estava até me achando mais bonita com o rosto mais cheinho. Comecei a comprar roupas plus size, a tocar a minha vida e estava de boa com meu corpo”, continuou.
Valentina se sentia bem consigo mesma, mas decidiu emagrecer quando percebeu que não conseguia mais brincar com o filho Giuseppe, de cinco anos. Após uma consulta médica, foi aconselhada a perder 10 quilos para evitar problemas de saúde, caso contrário, seu corpo não suportaria.
“Minha mobilidade estava diferente. Eu ficava cansada, não conseguia mais amarrar o sapato, estava muito grande. Um dia estava brincando com meu filho e minha coluna travou. Se eu estivesse com a saúde perfeita, ia continuar do jeito que estava, tanto que eu não quis emagrecer para voltar aos 54 kg. Estou com 76 kg. Infelizmente, o peso faz muita diferença para o bem-estar”, disse à coluna Play.
“Eu não tinha nada muito grave. Estava com colesterol alto, glicemia alta, os hormônios estavam todos bagunçados, mas nada do tipo ‘você vai ter um infarto’. O que pegou mesmo foi minha lombar. Eu travei, não conseguia andar. Agora já está tudo ótimo, graças a Deus”, concluiu.