Faculdade de Direito do Recife terá pela 1ª vez uma mulher trans como vice-diretora
Com 57,4% dos votos, Antonella Galindo se tornou vice-diretora da Faculdade fundada em 1827
A Faculdade de Direito do Recife celebra um momento histórico. A professora Antonella Galindo tomou posse, na última segunda-feira (17), como vice-diretora da Instituição, se consagrando como a primeira mulher trans a ocupar um cargo de direção na faculdade fundada em 1827.
A Instituição é a mais antiga faculdade de Direito do País. Apesar de ter assumido recentemente a sua identidade de gênero, Antonella Galindo faz história e um legado de pioneirismo.
A vice-diretora é formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem no currículo mestrado e doutorado em Direito pela UFPE.
Antes de assumir o cargo na vice direção, Antonella foi também a primeira professora trans da Faculdade, ministrando a disciplina de Direito Constitucional.
Ao lado de Antonella estará o professor Torquato Castro Jr., eleito como diretor da Instituição em fevereiro deste ano. Eles venceram por um voto de diferença entre os professores, mas obtiveram o dobro de votos entre os estudantes e quase quatro vezes mais entre os servidores. No resultado final, receberam 57,4% dos votos.
Em entrevista para o Portal da Universidade Federal de Pernambuco, Antonella revelou que esse momento é histórico. "Eu fico muito feliz de ser pioneira nisso e de ser representante da comunidade LGBT e, mais particularmente, das mulheres e homens trans nesse espaço", disse.