Fado Bicha: conheça dupla portuguesa ativista do movimento LGBT+
Dupla usa experiências e contribuições da comunidade LGBTQIAP+ para quebrar tabus e barreiras do preconceito
Nesta quinta-feira (7) a Casa Natura Musical irá receber a dupla portuguesa Fado Bicha, que se apresentará pela primeira vez no Brasil, inaugurando a turnê internacional de seu disco de estreia, OCUPAÇÃO. A dupla portuguesa é composta por Lila Fadista (voz e letras) e João Caçador (composição e instrumentos).
Em Portugal, o fado é um gênero de música popular bastante conhecido pelas músicas que traduzem as emoções de um povo, abordam a saudade e o cotidiano dos menos favorecidos, com ritmo repleto de melancolia.
A dupla usa o fado como principal ferramenta de trabalho para quebrar algumas barreiras e preconceitos heteronormativos do fado tradicional. Outra interferência importante para a construção do gênero são as experiências e contribuição da comunidade LGBTQIAP+.
"Crónica do Maxo Discreto" é uma das músicas de sucesso da dupla, acumulando mais de 33 mil visualizações no YouTube. A letra conta a história de um personagem que se afirma “não ser gay, mas que quer apenas experimentar novos desejos”.
Na apresentação, que acontecerá na Casa Natura Musical, a dupla Fado Bicha divide o palco com Davi Sabbag, artista que traz referências da música brasileira, do pop, R&B, reggae e outras musicalidades.