Famosas que já foram atacadas por causa da idade e não deixaram barato
O etarismo, como é chamado esse tipo de preconceito, costuma afetar mais as mulheres
Famosas como Claudia Raia e Gretchen já sofreram ataques nas redes sociais e se posicionaram contra o etarismo.
O etarismo é o preconceito ou discriminação contra pessoas por causa da idade, atingindo principalmente pessoas a partir dos 50 anos. As mulheres, inclusive, costumam ser os alvos mais frequentes desse tipo de preconceito.
No mundo das celebridades, famosas recebem ataques nas redes sociais, com comentários que tentam desmerecer conquistas ou limitar comportamentos baseados apenas na idade. A seguir, confira algumas famosas que já sofreram etarismo e não deixaram passar:
Claudia Raia
A atriz Claudia Raia, 57 anos, publicou um vídeo no Instagram rebatendo as críticas que mulheres com 50 anos ou mais recebem. No vídeo, ela mostra o comentário “depois dos 50 é só ladeira abaixo” e escreve: “Os 50 são a minha melhor década até hoje”. “Amor, eu estou 'super' no game”, escreveu na legenda da publicação.
Gretchen
A cantora de 65 anos já foi atacada algumas vezes por causa da idade. Em março deste ano, Gretchen compartilhou nas redes sociais um vídeo em que aparece dançando e recebeu várias críticas. No entanto, ela não deixou passar batido.
"Envelhecer é difícil, né?", disparou uma internauta. Gretchen expôs o comentário da mulher e rebateu: "É seu caso, amor? Porque para mim envelhecer é vida. Quem não envelhece é porque já morreu".
"Esses filtros para se ver novinha é uma felicidade, né? Pena que tudo é enganação", criticou outra. "Pois meu espelho é de cristal. Reflete exatamente o que eu sou e quem eu sou. E o seu? Consegue refletir o quê? Amargura?", respondeu Gretchen.
Em entrevista à Caras Brasil, a cantora afirmou que recebe muitos comentários maldosos, mas que isso não a afeta. "Idade não define o nosso valor", disse ela.
Susana Vieira
Em maio do ano passado, a atriz de 82 anos contou que recebe ataques etaristas nas redes sociais, alguns deles por continuar trabalhando na TV. No programa "Encontro", Susana disse que não concorda com as críticas e ameaçou processar quem a chamasse de "velha".
"Eu me recuso a ser tachada de velha", declarou ela no programa. "Eu fico muito ofendida. O maior insulto que já recebi foi [um internauta no instagram] me chamar de velha: 'você ainda está no ar, sua velha'", afirmou.
Claudia Ohana
A atriz de 61 anos, que constantemente usa as redes sociais para falar sobre envelhecimento e maturidade, publicou uma foto de biquíni no ano passado como uma forma de rebater os ataques etaristas que estava recebendo na época em seu Instagram.
"Sim, me achando gostosa. Sim, 60 anos", escreveu ela na legenda. No vídeo, ela aparece em frente ao espelho e mexendo nos cabelos grisalhos.
Em entrevista publicada no início de dezembro deste ano, Claudia contou que costuma ser atacada nas redes sociais por postar fotos de biquíni ou de maiô. No entanto, ela não se deixa abater pelas críticas. "Às vezes sou atacada. Rede social é um campo aberto, mas eu fico achando que, se eu estivesse com 20 anos, talvez não postasse fotos de biquíni. Mas, com 61, eu acho que é tirar uma onda. Gosto de mostrar, de incentivar as mulheres, de estar me sentindo bem com meu corpo de biquíni", disse ao jornal O Globo.