Fazendeiro é preso sob suspeita de exploração de trabalho análogo à escravidão
Dono de uma fazenda no Pará, Edson Barbosa de Mata foi preso em São Paulo
A Polícia Civil realizou a prisão de um fazendeiro suspeito de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão e de praticar desmatamento ilegal. O empresário, identificado como Edson Barbosa de Mata, 60 anos, é proprietário de uma fazenda no Pará e foi preso em São José do Rio Preto, em São Paulo.
Seu nome apareceu na última atualização da “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgada em outubro deste ano. Edson permanece sob custódia e passará por uma audiência para a formalização dos procedimentos relacionados à pena.
A informação foi confirmada ao Terra NÓS pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Lista Suja
A chamada “Lista Suja” é uma ferramenta essencial no combate ao trabalho em condições análogas à escravidão. Ela reúne empregadores que foram identificados por submeter trabalhadores a práticas ilegais e degradantes, como longas jornadas e retenção de documentos.
É possível realizar denúncias anonimamente pela internet, utilizando o Sistema Ipê. O processo exige informações detalhadas sobre o empregador, a contratação, o alojamento, a alimentação, as condições de trabalho, entre outros aspectos importantes.