Feira Preta reforça importância da educação e da ancestralidade
Mesa com Fred Nicácio, Ana Paula Xongani e Luiz Medina Guarani no primeiro dia do evento falou sobre motivação e inspiração de pessoas preta
O primeiro dia da Feira Preta 2024, evento vai até domingo (5) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), foi marcado pelas falas potentes e emocionantes da mesa "Motivação, inspiração e realização: a experiência de ser empreendedor de si." Em parceria com o Movimento LED e mediação de Jordana Araújo, comentarista da Globo/SportTV, a mesa teve a participação de Fred Nicácio, Ana Paula Xongani e Luiz Medina Guarani.
Fred compartilhou com o público como o acesso à educação foi transformador para a sua vida e as dificuldades para se tornar médico no Brasil, uma vez que, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas 3% dos médicos no Brasil são negros. A pedido de Jordana, Fred Nicácio ainda comentou a foto icônica que fez durante sua participação no "BBB23" ao lado dos demais participantes pretos da edição.
Ana Paula Xongani, CEO, co-fundadora e estilista do Ateliê Xongani, relatou os obstáculos vivenciados durante os anos de estudo e contou como o minidocumentário "Por que preciso voltar para a escola?”, sobre educação para meninas negras, a ajudou no processo de cura do racismo que enfrentou. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma parceria da Girls Opportunity Alliance, da Obama Foundation, com o programa Creators for Change, do YouTube.
Já Luiz Medina Guarani, indígena do Mato Grosso do Sul, foi o primeiro aluno a se formar no vestibular indígena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele cursou Administração Pública e, na mesa da Feira Preta, contou um pouco do movimento que antecedeu o processo de cota indígena da instituição, além de reforçar o poder das mulheres ancestrais da sua família na condução de seus objetivos e luta.
Ao final, Fred Nicácio relembrou o apoio que os povos originários deram às pessoas pretas escravizadas, durante o período da colonização, e reafirmou a relevância de compartilhar conhecimento na concretização de sonhos.
Com o tema “Ser feliz é a nossa revolução”, a Feira Preta 2024 acontece nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O Terra é o parceiro de mídia oficial do evento, ampliando a visibilidade e as vozes do povo negro em transmissão online exclusiva no portal. Acompanhe.