Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernando Campos: "A mídia ainda prefere mostrar PcDs com sensacionalismo"

Influenciador digital e jornalista é cego e falou com o Terra NÓS sobre carreira, luta anticapacitista e afeto de pessoas com deficiência

27 jul 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Fernando Campos falou sobre como pessoas com deficiência são retratadas pela mídia
Fernando Campos falou sobre como pessoas com deficiência são retratadas pela mídia
Foto: Reprodução/Instagram/@fernandocampos

Dificilmente você passou pelas redes sociais e não se deparou com Fernando Campos em algum vídeo, seja em uma participação no quadro "The Wall", comandado por Luciano Huck, seja em um emocionante momento com Claudia Leitte em cima de um trio elétrico.

Esses foram alguns dos episódios que amplificaram o trabalho do influenciador digital, que é formado em Jornalismo, e começou a carreira como palestrante, compartilhando suas experiências como uma pessoa cega.

"Aos dois anos de idade tive um retinoblastoma bilateral, um tumor maligno ocular mais frequente na infância, que ocasionou a perda da minha visão e tive que retirar os globos oculares", explica. 

E foi depois de se formar, ao começar a ser chamado para falar sobre sua profissão e a deficiência, que se encontrou. "Fui gostando de ser palestrante, motivar a galera. Acabei investindo nisso e depois veio a ideia do canal do Youtube para difundir esse trabalho que resvalou para o Instagram e outras redes sociais", relembra.

Hoje, Fernando acumula mais de 280 mil seguidores no Instagram, onde posta vídeos que vão desde "dicas para guiar uma pessoa cega" até "quando meu marido quer me tapear", passando por "PcD em esporte radical". 

Nascido e criado em Natal, Rio Grande do Norte, mudou há pouco mais de um mês para São Paulo para estar mais próximo dos eventos e dos negócios. 

Global

Já a vida de influenciador teve uma ajudinha global. Em janeiro, Fernando participou do quadro "The Wall", no Domingão com Huck e lá ganhou algumas centenas de milhares de seguidores.

A competição comandada por Luciano Huck é uma disputa em dupla por dinheiro para viabilizar um objetivo em comum. "Inicialmente, alguém da produção entrou em contato para que eu tentasse um valor para um cão-guia, mas esse não é o meu desejo e, mesmo que fosse, eu tenho condições de arcar, então fiquei pensando em como participar", conta.

Foi com a ajuda do pai que chegou na contraproposta. "Meu pai me lembrou o quanto a informática e a tecnologia me ajudaram e sugeriu que eu tentasse um valor para informatizar o Instituto do Cego do Rio Grande do Norte". 

Infelizmente, Fernando não conseguiu o valor, porém, com uma vaquinha online iniciada pelo próprio Luciano Huck, o valor foi arrecadado, inclusive em uma quantia maior que a almejada inicialmente. 

Não foi essa a primeira vez que sua vida cruzou com a emissora carioca. Em 2011, ele inspirou o personagem  com deficiência visual Filipe na novela "Malhação", interpretado por Pedro Tergolina. 

Lutas

"Levanto muitas bandeiras e tento utilizar minha voz diante do que acredito, em especial nas pautas das pessoas com deficiência, pelo diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, que foi o meu caso, e, claro, da comunidade LGBTQIAPN+", explica ele. 

Essas pautas refletem em seu conteúdo, mas sem deixar de lado suas muitas facetas, reflexo da multiplicidade do ser humano. "Eu falo sobre pessoas com deficiência, mas não é só isso. Posto também minha foto de sunga na praia", conta ele abrindo espaço inclusive para um tópico muitas vezes ignorado, os afetos e a sexualidade de pessoas com deficiência.

"A sociedade ainda enxerga pessoas com deficiência ou como santificada ou como quem não tem libido, o que distancia essas pessoas umas das outras. Por isso faço questão de falar sobre minha relação com o meu marido nas redes", conta completando que "a mídia ainda prefere mostrar PcDs com sensacionalismo e como histórias de superação". 

Fernando é casado com Bruno Furtado, com quem está junto há 5 anos. Eles se conheceram em uma micareta em Natal. 

É no universo do axé, inclusive, que o influenciador teve muitos sucessos. O vídeo em que a cantora Claudia Leitte o chama para o trio para que ele sinta seu figurino e depois pede para que a banda abaixe o som e que o público grite muito para que Fernando sinta toda a vibração do momento foi compartilhado milhares de vezes. 

Para ele, foi um momento único e emocionante, registrado nas suas redes sociais - e para todo o resto das pessoas uma única e didática de como ser mais inclusivo. 

E, para o futuro, Fernando conta: "estou com um projeto de autodescrição, onde trago artistas e outros influenciadores para fazerem suas autodescrições, algo muito importante para quem é cego". Além disso, o influenciador também pretende publicar um livro voltado para o público infantil no começo do próximo ano. Só sucesso!

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade