Filho de Elizabeth Savala, Thiago Picchi conta que foi diagnosticado com autismo aos 47 anos
Thiago diz que foi influenciado a falar sobre o seu diagnóstico após a atriz Letícia Sabatella revelar ter TEA publicamente
Filho da atriz Elizabeth Savala, o escritor Thiago Picchi, de 47 anos, publicou um vídeo no Instagram contando que é uma pessoa com autismo.“Sim, eu Thiago Picchi sou autista, sou TEA”, afirmou. O escritor disse que foi motivado a falar sobre o assunto abertamente após a declaração da atriz Leticia Sabatella sobre ser uma pessoa autista, que assim como ele, descobriu o transtorno na fase adulta.
“Minha admiração pela Leticia Sabatella só aumentou pela coragem que ela teve de se expor e de fazer gente como eu se sentir menos estranha em vir aqui na própria rede social para falar para o maior número de pessoas que eu tenho esse diagnóstico”, disse.
Thiago conta que recebeu o diagnóstico este ano. Além do TEA, o escritor descobriu o TDAH e a superdotação aos 47 anos.“É um peso enorme que sai das minhas costas falar sobre isso abertamente. Que as pessoas me conheçam do jeito que eu sou (...) Sim, eu sou neurodivergente”, afirma.
O escritor também pontua que acredita que, depois do seu relato, algumas pessoas podem duvidar do diagnóstico: “A maldade se alastra na internet como fogo, como palha. Imagino dizendo: 'Agora todo mundo é autista, só porque saiu na mídia'”.
Thiago disse ainda que ter exposto publicamente o seu diagnóstico não é uma forma de retornar ou aparecer na mídia e, sim, uma maneira de mostrar que ser autista não é um empecilho.“Ser neurodivergente não é impeditivo para nada, é apenas uma forma diferente, não pior ou melhor de ser”, declarou.
A atriz Elizabeth Savala comentou na publicação: “Que lindo meu filho, corajoso e necessário, espero que a @leticia_sabatella veja, acho que vai gostar!”.
Letícia Sabatella também deixou um comentário no post de Thiago. “Pela sua sensibilidade e atenção ao diverso, pelo acolhimento sincero e pela autenticidade, pela irmandade que encontro ao me encontrar em uma compreensão para além de tantas adjetivações ao longo da Vida. Sim, vale a pena SER o que Somos de verdade. Muito amor, muito carinho. Obrigada”, comentou.