Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fred Nicácio anuncia para trio do "BBB 23" que vai processá-los por racismo

"O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês lá fora", anuncia o médico

22 mar 2023 - 15h09
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Globoplay / Pipoca Moderna

Fred Nicácio reuniu os brothers nesta quarta-feira (22/3) para falar do caso de racismo religioso que sofreu no "BBB 23". O médico amanheceu transtornado por estar na Casa do Reencontro com os rivais.

"Vou falar sobre algo que me doeu muito. A Key falar que ia apertar o botão, porque eu estava fazendo minhas orações, pros meus Orixás… do Cristian falar que sentiu uma coisa ruim no peito ao me ver andando pelo corredor, com dor no braço de madrugada. O Gustavo falar para o Sapato, desde antes de você falar, que tinha alguma coisa estranha comigo", avisou o médico.

Com a atenção toda para si, Nicácio seguiu analisando os fatos: "E vocês três se juntarem e endossarem esse discurso. Foi violento, foi agressivo, racista, eu não tinha tido a chance de falar isso com vocês, então tô falando agora."

Na sequência, Fred disse que a situação teria tomado um rumo para além do jogo, pois casos de racismo acontecem diariamente. "Coisas do jogo acontecem, a gente consegue identificar o que é jogo e o que não é. Todo mundo erra, todo mundo acerta, ninguém é perfeito. Tem coisas que devem ficar no jogo. Traição, mentira, enganação, faz parte do jogo. Isso são decepções que ficam no jogo. São articulações do jogo e cada um faz o que deve fazer", afirmou ele.

"Tem coisas que não dá pra ficar no jogo. Racismo não tem como ficar no jogo. Infelizmente, racismo mata. Não é como decepção. Racismo mata pessoas todos os dias, me mata desde que eu nasci. Eu tenho um alvo nas minhas costas desde que nasci apenas por ser preto."

Nicácio acrescentou que ficou muito engatilhado após descobrir as imagens fora do reality, já que os brothers haviam dito que "foi um mal-entendido". "Nessas de mal-entendido, nós temos 500 anos de preconceito racial no Brasil, e 500 anos de pessoas como eu, Tina e Paula sofrendo. O que vocês fizeram aniquila pessoas, anula oportunidades", explicou o médico.

Por fim, Fred Nicácio confessou que está adoecido com a situação, o que é inegável - vide as últimas imagens do médico na Casa do Reencontro. "Não tenho raiva, não é rancor, não é mágoa. É dor. Vocês me causaram dor. O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês lá fora. Vocês vão ter que responder judicialmente por isso", alertou.

O desabafo do médico caiu como um balde d'água fria nos brothers Cristian Vanelli e Gustavo Cowboy, que reconheceram seus erros dentro do jogo.

"Queria te pedir nem desculpas, é perdão. Quando eu falei que tu tava fazendo suas coisas, é que eu não sabia que o que você leva na mão é um terço, não sabia explicar o que era. Nunca achei que você estivesse fazendo coisas ruins pra mim. A minha ignorância acabou me dando medo dessa situação. Acho justo você levar pro seu jurídico, enfim. Mas o que eu queria falar com você é: perdão pelas minhas falas, porque realmente vi que é uma coisa errada", disparou Cristian.

Gustavo emendou: "Também quero pedir perdão pelo jeito que a informação chegou até mim. Acho que qualquer pessoa que ouvisse que tinha alguém parado na sua cama iria ficar com medo. Você tem direito de levar adiante se você achar que tá certo isso, mas queria pedir perdão de coração pelo que aconteceu lá dentro. Foi ignorância minha de não saber todas as religiões".

No entanto, o aviso provocou a revolta de Key Alves que jurou não ter sido racista. "Entendo, te peço muitas desculpas mesmo. O que a gente fez foi erradíssimo. Te peço perdão real de tudo que aconteceu. Mas racismo a gente não praticou. Porque poderia ser qualquer outra pessoa", afirmou a sister.

"Não é porque você é negro, não é nada disso. As coisas tão indo pra outro rumo. Você pode falar que a gente foi intolerante, de que a gente falou da religião, ok. Isso a gente tá pedindo desculpa. Sempre vi isso como uma coisa errada. Eu vim de uma criação errada que isso era errado. Mas falar que a gente é racista é outro nível. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Porque não é porque você é negro. Minha família é negra", esbravejou.

A sister Tina Calamba, que também está confinada, rebateu a fala imediatamente: "Esse é o primeiro discurso de toda e qualquer pessoa racista", ela disse para a jogadora de vôlei, que continuou fazendo pouco caso.

Em outro momento, a atleta seguiu irritada e demonstrou não estar arrependida com a situação. "Puxar o assunto de novo. Eu sei do meu erro, a gente pediu desculpas em rede nacional pra todo o Brasil. Pedi desculpa pra ele ontem, porque foi a única oportunidade que eu tive de conversar, porque eu tava viajando pra cacet*", disparou ela.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade