Fundação Palmares vai premiar 50 iniciativas gastronômicas quilombolas
Inscrições vão até o dia 22 de setembro e o prêmio é de R$ 20 mil Texto: Redação | Imagem: Incra/Divulgação
A Fundação Cultural Palmares lançou um edital para premiar 50 iniciativas gastronômicas de quilombolas do Brasil. O projeto "Sabores e Saberes da Gastronomia Quilombola" vai entregar o valor de R$ 20 mil para os vencedores. As inscrições podem ser feitas de maneira virtual até o dia 22 de setembro.
Para além de fomentar a produção cultural dos quilombolas, a Fundação Cultural Palmares tem o objetivo de levantar dados sobre os territórios no Brasil para o desenvolvimento de políticas para as comunidades remanescentes de quilombos.
O órgão público, que tem como meta fortalecer a cultura afro-brasileira, destacou a importância de "evidenciar costumes e práticas da culinária quilombola, evidenciando um trabalho de resgate de suas raízes, protagonismo nas suas histórias e registro para as gerações, a serem despertas ao povo brasileiro".
Os possíveis participantes devem ser quilombolas, com mais de 18 anos, moradores de comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Para se inscrever, o interessado deve gravar um vídeo sobre o preparo do prato típico, com informações em texto complementares com os detalhes da preparação.
Mais informações podem ser conferidas no site da Fundação Cultural Palmares.
Fundação Cultural Palmares
A Fundação Cultural Palmares foi criada 22 de agosto de 1988, há 35 anos, e nasceu com o objetivo de promover e proteger os valores materiais e imateriais da cultura afro Brasileira; Resgatar aspectos históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.