Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fuvest: Campanha busca apoiadores para garantir inscrição de jovens negros e indígenas

Taxa de inscrição para o vestibular da Universidade de São Paulo é uma das mais caras do país; saiba como colaborar Texto: Patricia Santos | Foto: Freepik

25 set 2023 - 20h49
Compartilhar
Exibir comentários
Aluna negra com mochila nas costas e livro nas mãos em uma faculdade.
Aluna negra com mochila nas costas e livro nas mãos em uma faculdade.
Foto: Freepik / Alma Preta

O Movimento AMPLIA, organização voltada ao aumento de oportunidades na educação para jovens negros e indígenas, iniciou a 4ª edição de sua campanha, que pretende ajudar 500 pessoas de baixa renda a se inscreverem no vestibular da Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest. 

O projeto vai até o dia 6 de outubro e busca apoiadores dispostos a pagar a taxa de inscrição no vestibular para pessoas de baixa renda. A inscrição para a Fuvest custa R$ 191 e é uma das mais caras do país.

De acordo com o AMPLIA, embora exista o direito à isenção em casos específicos, muitas pessoas não conseguem acessá-lo por falta de conhecimento sobre o benefício, dificuldade de compreensão sobre o processo de solicitação ou não enquadramento nos critérios, por ser estudante de cursinho pré-vestibular.

Como apoiar

Nos últimos três anos, a campanha ajudou mais de 4 mil estudantes por meio de doações por pix e pagamento direto de boletos por pessoas anônimas em todo o país. Mais de 30 estudantes foram aprovados para ingressar em cursos de graduação da USP em cursos como Direito, Enfermagem, História, Engenharia, Matemática e Filosofia.

Para Geovana Santana, uma das aprovadas no último vestibular da USP, ter recebido apoio do projeto para pagar a taxa de inscrição fez toda diferença para que seu sonho se tornasse realidade.

"Com toda a certeza, os que voluntariam-se para o auxílio de uma questão tão importante, fazem parte (ou farão), de alguma forma, da história de formação acadêmica e realização de sonhos de diversas pessoas", disse a estudante de Filosofia.

Para participar, os estudantes e os apoiadores podem se inscrever no site do Movimento AMPLIA.  A iniciativa também aceita doações via PIX: contato@movimentoamplia.org.br.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade