Governador Eduardo Leite abre sindicância para investigar conduta da BM em prisão de homem negro
A vítima de tentativa de homicídio, desferida por um homem branco
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a abertura de uma sindicância para investigar a abordagem feita pela Brigada Militar a um homem negro que teria sido vítima de tentativa de homicídio, após facada desferida por um homem branco. A informação foi compartilhada pelo governador em suas redes sociais.
Eduardo Leite afirmou ainda, em sua conta no antigo Twitter (X), sua confiança na Brigada Militar e assegurou que a investigação será rápida e minuciosa, em respeito aos profissionais dedicados que a integram.
Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 17, 2024
A ação policial, que ocorreu na manhã deste sábado, foi registrada em vídeo por testemunhas oculares da tentativa de homicídio. Nas imagens, um homem negro relata aos policiais da Brigada Militar a tentativa de homicídio por parte de um homem branco, alegando que este tentou golpeá-lo com uma faca no pescoço.
Entretanto, o vídeo mostra que a totalidade da intervenção policial foi direcionada ao homem negro, que foi pressionado contra a parede por quatro policiais, algemado e levado para uma viatura, apesar dos apelos das testemunhas que tentavam alertar os policiais de que o homem negro era a vítima.