Governo espanhol edita foto em campanha e 'tira' perna mecânica de modelo
Propaganda governamental espanhola usou imagens sem autorização das mulheres e editou uma das fotos utilizadas
Uma campanha publicitária do governo espanhol para incentivar a positividade sobre corpos está gerando polêmica no País europeu. A propaganda governamental usou imagens sem autorização das mulheres reproduzidas na campanha e editou uma das fotos utilizadas, retirando a perna amputada de uma delas.
Uma das fotos da campanha pertence à modelo britânica Sian Green Lord. Ela utiliza uma prótese desde 2013, quando sofreu um atropelamento e teve uma das pernas amputadas. Na imagem utilizada pelo governo espanhol, a perna mecânica de Lord foi modificada por uma natural.
A modelo britânica se pronunciou nas redes sociais acusando o governo espanhol de adulterar a imagem original e reproduzir sua imagem sem autorização. "Desde que eu descobri o que foi feito com a minha imagem, minha confiança tem sido baixa e a ansiedade subiu ao nível máximo! Minhas táticas atuais de motivação pessoal começaram a falhar e agora estou em um lugar estranho", desabafou a modelo.
O Ministério da Igualdade espanhol, responsável pela peça publicitária, não se pronunciou. No entanto, o Instituto das Mulheres, órgão vinculado à pasta, alegou não ter conhecimento de que a campanha reproduzia mulheres reais.